Com ou sem chuva, o calor em Dracena não tem dado trégua há algumas semanas. Basta os termômetros registrarem temperaturas mais elevadas para os consumidores correrem às lojas, em busca de aparelhos de ares-condicionados e ventiladores para amenizar o calorão.

Na loja MG Clean, a venda de ar-condicionado disparou nos últimos dias. O aumento das vendas que vem sendo registrado desde novembro com a alta da temperatura chega a mais de 40% comparado com os outros meses do ano. O melhor é que os preços dos eletrodomésticos vêm se mantendo instável desde 2012, segundo as informações da proprietária Márcia Feliciano.
A média de venda no mês chega a 100 aparelhos, fora os dados para manutenção, que aumentam significativamente neste período. “Os que já têm o produto aproveitam o momento para fazer reparos no aparelho e limpeza para evitar fungos”, ressalta Márcia.
Deixado de ser artigo de luxo há muito tempo, os brasileiros optam pela compra de ar-condicionado devido o clima quente da região e também pela facilidade no pagamento.
Márcia enfatiza que as pessoas também estão preferindo instalar os aparelhos em outros cômodos da casa e não mais somente nos quartos. “Recebemos constantemente pedidos para instalação das máquinas nas salas também”, disse.
Lojas especializadas em vendas deste tipo de aparelho deverão continuar registrando aumento das vendas até março quando o calor resolve dar uma trégua e chega o outono.
É importante lembrar que os ares-condicionados devem sempre ser utilizados de maneira correta e estar sempre com a manutenção em dia, caso contrário, podem prejudicar a saúde. Se o equipamento não estiver bem regulado e limpo, a quantidade de fungos será maior e a saúde acaba prejudicada.
A orientação é procurar empresas especializadas nesse tipo de serviço para a limpeza dos dutos de ar. Elas utilizam aditivos químicos para eliminar bactérias e fungos e, assim mantém a qualidade do ar no ambiente, garantindo a saúde e o bem-estar.
Aparelhos que são ligados todos os dias precisam de limpeza em seus filtros duas vezes por semana. Mas de nada adianta se ele não estiver regulado. Uma manutenção preventiva anual, principalmente em aparelhos de escritórios é muito recomendada.
VENTILADORES – O forte calor também tem impulsionado as vendas de ventiladores nas lojas de departamento da cidade.
Segundo o gerente da Lojas Duma, Renê Gomes, o aumento das vendas chegou a 100%, quando a loja vem registrando boa saída dos ventiladores desde o final de outubro. “Foi tanta a procura, que já houve a falta de algumas marcas e modelos”, explicou.
O gerente salientou que em média é vendido cerca de 10 ventiladores por dia. Com a procura e falta de alguns modelos a loja já providenciou a compra de uma nova remessa de ventiladores que deverá chegar até o final deste mês. Atualmente restam apenas 20 peças do produto.
O modelo mais procurado é o ventilador de pé, por ser fácil de transportá-lo para qualquer lugar, custa em média R$ 220. Ainda há procura pelos modelos de ventilador de mesa (R$ 77) e pelo ventilador de teto que no momento não está sendo vendido, devido à falta do produto.
Com o verão se aproximando, os comerciantes esperam continuar registrando crescimento nas vendas.
TEMPO – De acordo com dados da estação climatológica do campus experimental da Unesp de Dracena, este mês, os termômetros estão acima dos 35°C. A máxima deste ano ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro quando foi registrado 38,7°C. A mínima deste mês chegou a 20,2 °C.
Está semana não há registros de chuva, segundo o site Clima Tempo. A máxima deverá chegar à casa dos 35°C, com mínima de 21°C.