“Dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão”. Este é o lema do “Movimento Sementes do Amanhã”, um novo grupo de voluntários adamantinenses, que irá desenvolver trabalhos sociais no município voltado às crianças carentes. O Movimento é formado inicialmente por 35 voluntários e é liderado pelo casal Benedito Peres Rodero e Aparecida Clarinda Peres Rodero.
No domingo, 22, foi promovido a 1º ação em grupo, com a participação de 90 crianças de Adamantina, que estiveram reunidas na Associação Família Forense de Adamantina (Affa). O evento se estendeu durante todo o dia. Foi oferecido café da manhã, almoço e café da tarde. Ao longo do dia, houve brincadeiras, teatro, palestra com o tema “Amor” e jogo de futebol com a presença do goleiro do Santos Futebol Clube, Gabriel Gasparatto. No final da tarde, as crianças foram surpreendidas com a chegada do Papai Noel, que entregou presente a todas elas.
Esta primeira ação marcou oficialmente a criação do Movimento Sementes do Amanhã, com sua formalização durante o evento. Com isso, o Movimento pretende firmar grandes parcerias para dar continuidade aos trabalhos e consolidar as ações. De acordo com o presidente, Benedito Peres Rodero, já é viabilizado parcerias com a Embrapa, Petrobras e também com a Rede Globo, para o próximo ano.
Rodero faz questão de ressaltar que o grupo de voluntários é eclético e por isso formado por pessoas de religiões e crenças distintas. “Somos um grupo de amigos, independente de religião em prol de uma causa só”, esclareceu Benedito.
A ideia de criar o grupo já existe há três anos. “Mas só recentemente que decidimos criar esse Movimento. Fiz várias visitas nos bairros carentes de Adamantina e me deparei com famílias que vivem em situações tão precárias, que me fez acordar pra uma realidade cruel. Foi quando pensei: temos que fazer alguma coisa!”, explicou.
O intuito é sensibilizar a população para que elas ajudem as crianças e também outros grupos de pessoas carentes. “É impossível ver a situação dessas pessoas e não se sensibilizar”, finalizou.
Além das atividades voltadas às crianças, o objetivo é desenvolver um trabalho que envolva a família dessas crianças. “Uma vez por mês, nós iremos entregar cestas básicas as famílias carentes”, frisou Luzia, uma das voluntárias. De acordo com ela, será realizado o cadastro de famílias para que as mesmas sejam beneficiadas com os alimentos.
Para este primeiro evento, Benedito contou que conseguiu apoio de empresários locais que fizeram doações.