Quem achava que o câncer de mama só atinge mulheres, se engana. Mais raro no sexo masculino, a doença também pode castigar os homens. A Empresa Municipal de Saúde (EMS) de Dracena informou que no início deste mês foi diagnosticado um caso de câncer de mama em um homem de 65 anos, morador da região.
A patologia do câncer de mama masculino é consideravelmente similar a dos cânceres femininos. Vários tipos da doença podem ser detectados, porém, segundo o mastologista Manoel Carlos Melillo Felzener, o mais comum é o carcinoma ductal invasivo que aparece em cerca de 80% dos casos.
O nódulo se localiza atrás da auréola com consistência dura e não causa dor ao paciente. O médico alerta que os homens devem realizar rotineiramente o autoexame e ao perceber alguma diferença deve-se procurar um mastologista para a realização de outros exames como, por exemplo, a mamografia e ultrassom.
Felzener avisa que para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres existe um caso do mesmo tipo de câncer em homens, sendo diagnosticado em idade mais avançada, por volta dos 65 anos. “Ter histórico de câncer na família ou estar acima do peso poderá ser uma das causas, mas não são fatores principais na doença”, salienta.
O tratamento é muito parecido com o realizado em mulheres. O paciente fará uma cirurgia de remoção de mama mais conhecida como mastectomia. A mama é retirada completamente e não parcialmente como é realizado em algumas mulheres. Após o processo cirúrgico, se necessário, inicia-se as sessões de radioterapia e quimioterapia.
De acordo com Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), as glândulas mamárias estão presentes tanto em pessoas do sexo feminino quanto masculino, porém em menor quantidade, por tanto, estas últimas também estão propícias a apresentar e desenvolver o câncer de mama.
A SBM ainda informa que na maioria dos casos a detecção é feita em estágio avançado, o que pode dificultar o tratamento podendo haver metástase. Um dos principais motivos dessa demora no diagnóstico é o preconceito. Pelo fato do câncer de mama ter as mulheres como alvo, na maioria das vezes, há falta de conscientização sobre a importância dos exames de rotina. Observando qualquer irregularidade, deve-se procurar o auxílio de um especialista.