Dia 26 de janeiro comemora-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase. A Prefeitura de Dracena através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha de combate à hanseníase com divulgação na mídia e distribuição de panfletos em vários bairros da cidade.
De acordo com a subchefe da Vigilância Epidemiológica, Cristiane da Silva, mesmo com toda a divulgação do assunto, a população ainda possui muitas dúvidas com relação a essa doença.
Para detecção da doença, o paciente deverá fazer o exame de baciloscopia que investiga a presença de bacilos no organismo. O exame poderá ser realizado gratuitamente na rede pública de saúde.
Em termos terapêuticos, somente dois tipos de hanseníase são considerados: paucibacilar e multibacilar.
O paciente deverá iniciar o tratamento com um coquetel de remédios fornecidos gratuitamente pela rede pública, que poderá durar seis ou 12 meses dependo da gravidade do bacilo.
Segundo Cristiane, os tratamentos deverão ser ininterruptos, caso contrário, a doença poderá voltar ainda mais forte.
A hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervos e pele, é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. A doença pode atingir homens, mulheres, adultos e crianças de todas as idades e classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés ou olhos.
De acordo com secretário de Saúde, Francisco Rossi, a população deve ficar atenta aos sinais como, manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos que aparecem em todo o corpo e costumam ser dormentes ou com sensibilidade diferente.
Segundo Rossi, no aparecimento destes sinais o indivíduo deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e marcar uma consulta com um clínico geral que encaminhará o paciente para o tratamento adequado. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do SUS.