No início do ano, as férias é um bom momento para atualizar a carteira de vacinação de todos os membros da família. Muitos se enganam ao achar que manter a carteirinha de vacinação em dia é apenas coisa de criança. Mesmo quem recebeu várias doses de vacina na infância, devem repetir algumas vacinas na vida adulta. O tétano, por exemplo, pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária.
De acordo com a subchefe da Vigilância Epidemiológica, Cristiane da Silva, no período de férias existe um aumento significativo de pessoas que buscam atualizar a carteira de vacinação.
Cristiana alerta a população com relação à vacina da hepatite B. “A maneira mais segura e eficaz de prevenir a infecção pelo vírus é tomar as três doses da vacina contra a doença, assim distribuídas: a segunda 30 dias depois da primeira e a terceira, seis meses depois da primeira”, diz.
A reportagem buscou identificar o número de moradores com a vacinação atrasada e o balanço da quantidade de pessoas que se vacinaram em 2013. Porém, a VE informou que o sistema de saúde municipal não possui um cadastro com esses tipos de dados.
SERVIÇO – A vacinação pode ser realizada no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) e no Posto de Saúde do Jardim São Manoel de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.