A Vigilância Epidemiológica confirmou na tarde de ontem, 24, o primeiro caso positivo de dengue em Dracena. Trata-se de um morador, de 38 anos, que contraiu a doença no município de Araçatuba.
Segundo informações da profissional de IEC da Vigilância Epidemiológica, Aline Andrade, a pessoa infectada passou por tratamento em Dracena e está bem. “A equipe da Vigilância fez durante esta semana, o trabalho de nebulização e bloqueio próximo à residência do paciente”, contou.
Durante este mês, a VE recebeu 11 notificações com a suspeita da doença, dentre eles, quatro ainda aguardam o resultado. Os outros sete exames foram negativos.
Aline salientou que em caso importado, nove quarteirões próximos à residência do paciente infectado têm os trabalhos intensificados pelos agentes com o bloqueio para verificação dos possíveis lugares de criadores do mosquito da dengue e da utilização de veneno para erradicar o mosquito. No caso autóctone é feito o bloqueio em 25 quarteirões próximos à residência do paciente.
O alerta para a prevenção contra a dengue, se justifica principalmente no período de chuvas, a procriação do Aedes aegypti é muito rápida. Mensalmente, o agente de saúde passa nas residências fazendo orientações a população.
A orientação é que a população possa ter cuidados básicos como estar sempre limpando o quintal, calhas, evitar laje descoberta, caixa d’ água, pratos de planta e objetos inservíveis como latas, potes e plásticos devem ser sempre verificados para evitar o acúmulo de água.
MUTIRÃO DA DENGUE – A partir da próxima semana, a Prefeitura estará recolhendo todo material que possa acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue e febre amarela. Trata-se do mutirão da dengue que será dividido por setores. Confira na edição de amanhã, 26, o cronograma completo do mutirão.
ANO QUE PASSOU – Somente em 2013, em Dracena foram registrados 217 casos autóctones (adquiridos na cidade) e 31 casos importados. O município ficou sete meses sem registrar nenhum caso da doença. Em 2012 foram 25 casos, sendo 19 casos autóctones e seis importados.