Muitas novidades são esperadas para esta 11ª edição do Fever Fest, o tradicional Carnaval de Rua do município de Lucélia, que começa no próximo dia 28 de fevereiro.
O Fever Fest que é organizado há 11 anos consecutivo se tornou um dos Carnavais de Rua mais populares da região. A festa é gratuita e são oferecidos shows musicais nas cinco noites de festa. O palco é montado na via de acesso da cidade.
Ainda falta um mês para o início da folia e a Prefeitura de Lucélia já iniciou os preparativos para o evento.
São esperadas 30 mil pessoas por noite durante os cinco dias de festa. Diante do expressivo público, a Prefeitura frisa a importância do efetivo policial, que neste ano será ainda mais reforçado. “O Carnaval de Lucélia é uma festa popular voltada para a família, é importante que a segurança esteja garantida para o bem de todos.”, disse o prefeito de Lucélia, Osvaldo Saldanha.
Pensando nisso, a Prefeitura optou por reforçar também, o sistema de grades em determinadas áreas, deixando algumas opções de entrada na festa. O objetivo é proporcionar maior segurança e vistoriar todos que passarem pela festa. As grades devem ser posicionadas próximas a rotatória da via de acesso.
De acordo com o diretor de Cultura, Fernando Putinatti a programação artística do Carnaval ainda não está definida.
SEGURANÇA – Os organizadores da festa enfatizam que o principal foco é oferecer segurança para a população. “Estamos todos voltados para a segurança do evento, adiantou Saldanha.
Segundo eles, todas as questões referentes à segurança do ambiente já foram resolvidas. Neste ano serão mobilizados 50 seguranças e 40 brigadistas, além do policiamento militar em torno da festa.
O prefeito salientou que isso é importante para manter o evento como uma festa familiar. “O que difere o Carnaval de Lucélia é o ambiente familiar e mantê-lo desta forma é uma das prioridades da organização”, afirmou ele.
Ainda de acordo com os organizadores, o policiamento militar fará uma varredura no final da festa, programada para encerrar às 4 horas, para manter a ordem e evitar brigas e confusões no final da festa.
PREPARATIVOS – A Prefeitura de Lucélia organiza o Fever Fes com cerca de 70 dias de antecedência. Para que tudo seja previamente planejado e bem executado, é necessário a participação de diferentes setores da administração municipal.
A organização do carnaval envolve a Secretaria de Saúde, Planejamento, Obras e as diretorias de Trânsito e Cultura.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – Para esta edição, a Prefeitura estuda formas de terceirizar a Praça de Alimentação. Atualmente os funcionários da Santa Casa local eram quem se responsabilizavam por esta parte.
A administração trabalha com a possibilidade de modificar este serviço, mas manter a destinação da renda arrecadada com a praça de alimentação para a Santa Casa, assim como vinha ocorrendo nos anos anteriores.
O prefeito acredita que com profissionais especializados no ramo alimentício, a venda seja ainda melhor.
TRÂNSITO – Como os shows ocorrem na via de acesso da cidade, ela terá que ficar impedida durante os dias de festa. Será necessário que os veículos façam o desvio pelas ruas laterais. Para isso, a diretoria de trânsito montará um projeto especial de trânsito.
O secretário municipal de Planejamento, Acácio Rocha, explica que haverá roteiros alternativos para os veículos adentrarem e saírem do município. De acordo com ele, a mudança será anunciada às empresas de ônibus previamente: “Nós repassaremos o roteiro com antecedência para que as empresas de ônibus se familiarizarem com os roteiros”.
Nas ruas laterais, algumas vias estarão com trânsito impedido e outras com os estacionamentos impedidos para facilitar a passagem dos ônibus durante este período de festa.
PRÉ-CARNAVAL E GAROTA FEVER FEST – Outra novidade será a eleição da primeira Garota Fever Fest, durante a festa de pré-Carnaval, que ocorre no dia 15 de fevereiro, no Clube Afucal. Haverá show com a banda Puro Êxtase.
O ingresso é vendido a R$ 10 para àqueles que entrarem com camisetas de blocos e R$ 15 para os que não tiverem o abadá.
Haverá premiação para o bloco mais animado, assim como para a Garota Fever Fest do bloco representado e também para a candidata vencedora do Fever Fest.
Os blocos que quiserem participar têm até o dia 10 de fevereiro para se inscrever na Casa da Cultura de Lucélia. O valor arrecadado com a festa será revertido para o Fundo Social de Solidariedade.