As três escolas da rede estadual de ensino de Dracena (Alfredo Machado, Isac Pereira Garcez e Julieta Guedes Mendonça ) retornaram as atividades na manhã de ontem, 27. A exceção ficou por conta da EE 9 de Julho, que retoma o período letivo no próximo dia 3 (segunda-feira), a partir deste ano a escola estará participando do novo modelo de ensino integral.
A ansiedade do reencontro ou da mudança de escola, o desconforto com o horário e a preocupação com os novos compromissos são sentimentos que permeiam os 18.002 alunos do ensino fundamental e médio, das 22 cidades da região, pertencentes à Diretoria de Ensino de Adamantina.
Sejam crianças ou adolescentes, o fim dos quase dois meses de férias exige nova postura, comportamento que envolve toda a família.
A Secretaria da Educação do Estado elaborou um cronograma especial no calendário escolar neste ano de Copa do Mundo no Brasil. As aulas que até então ocorria tradicionalmente no primeiro dia letivo de fevereiro foi antecipado. Confira algumas dicas propostas pela Secretaria, para que os alunos tenham um bom rendimento escolar em 2014.
A primeira orientação para as crianças, adolescente e responsável é ficar atento ao calendário. As férias do meio do ano acontecem mais cedo, entre 12 de junho e 13 de julho, período dos jogos. Em outubro os alunos terão uma semana de recesso (13 a 19). A alteração mantém os 200 dias letivos preconizados e ainda diminui as interferências do campeonato na rotina das 5 mil unidades escolares espalhadas por todo o Estado.
Além de prestar atenção nas datas, os estudantes precisam organizar o tempo. O corpo humano demora alguns dias para se adaptar às mudanças na rotina. Por isso, especialmente para os alunos que estudam no período matutino, a sugestão é dormir mais cedo e colocar o despertador para o horário em que é preciso acordar para as aulas durante o sábado e domingo.
A última dica é para os pais e responsáveis, a orientação é que eles organizem estratégias para participar da vida escolar das crianças e jovens. A participação da família é fundamental para o ensino e a Secretaria oferece vários mecanismos, como reuniões de pais e mestres periódicas, boletins escolares bimestrais na versão online e impressa, além de um canal sempre aberto entre direções escolares e família. (Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)