Usuários do sistema ferroviário do Rio de Janeiro reclamaram da falta de informações sobre a circulação de trens na manhã desta quarta-feira (22), que foi interrompida após o descarrilamento de um trem na zona norte da cidade.
“Cheguei em São Cristóvão e ninguém passou informação nem reembolsou minha passagem, agora não tenho dinheiro para voltar”, disse ao canal “Globonews” um passageiro que tentava ir para Botafogo.
Segundo a SuperVia, responsável pelos trens da região metropolitana do Rio, por volta das 5h15 de hoje, um trem que seguia da Central do Brasil para Saracuruna, na Baixada Fluminense, descarrilou quando chegava à estação São Cristóvão. Com o descarrilamento, a estrutura que sustenta os cabos da rede aérea foi danificada e interrompeu o fornecimento de energia no trecho entre as estações Mangueira e Central do Brasil, afetando a circulação de trens no local.
A SuperVia afirma que a circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro.
A concessionária informou ainda que, por conta da interrupção na circulação de trens, o consórcio iniciou a distribuição de vales aos passageiros que já haviam comprado bilhetes ou a devolução do dinheiro da passagem.
Segundo a “Globonews”, no entanto, outros passageiros disseram não ter sido informados do problema no momento em que compravam os bilhetes e que houve demora para realizar o reembolso das passagens.
Bombeiros e policiais foram acionados na estação São Francisco Xavier, onde os passageiros que viajavam da zona norte em direção à Central do Brasil estão sendo obrigados a descer, para prevenir tumultos.
Em 2013, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) aplicou cerca de R$ 355 mil em multas à SuperVia, concessionária responsável pela administração do sistema. Hoje, a agência informou que técnicos foram encaminhados ao local para realizar perícia e solicitar informações à Supervia sobre o acidente.