O grupo de capoeiristas de Lucélia que fazem parte da “Associação de Capoeira Modelo Cidadania”, presente em 12 cidades da região, promoveu o lançamento da 1ª edição da revista “Capoeira Modelo e Cidadania”, na última semana. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o grupo pôde realizar o projeto que já é idealizado há alguns anos.
O presidente do grupo, mestre Caculé, explica que o objetivo é transformar as crianças a partir da prática da capoeira, bem como sua cultura, a ser cidadão de bem.
Nesta 1ª edição da revista, Caculé conta que a distribuição foi somente em escolas e repartições públicas de Lucélia. Na próxima edição, que está prevista para ocorrer em junho, outras cidades da região também receberão a revista.
A revista “Capoeira Modelo e Cidadania” apresenta um breve histórico e caracterização da capoeira, desenvolvimento infantil e as contribuições que a capoeira pode promover às crianças, sugestões de atividades e modelos, planificação de aulas de capoeira, o desenvolvimento de aulas dentro da escola. Com esta obra, o autor traz sua contribuição à capoeira em nível profissional, com base em anos de experiência.
A cerimônia de lançamento da revista foi realizada no dia 19 de janeiro, no espaço da Casa da Cultura “Dona Filhinha”. Estiveram prestigiando o evento, o prefeito Osvaldo Saldanha juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lucia Bianchi Saldanha, diretor de Cultura, Fernando Putinatti, diretor de Esportes, Fernando Moraes; mestres e professores representantes de Inúbia Paulista, Presidente Prudente, Sagres, Birigui, Bastos e Osvaldo Cruz.