Os atendimentos de urgência e emergência no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Dracena, durante as semanas do Natal e Ano Novo, aumentaram cerca de 30% por dia, principalmente nos casos de acidentes e embriaguez. A média de atendimentos diários (24 horas) no PAM, em dias normais é de 200 a 250 pacientes.
“Nos dias mais movimentados chegam a ser atendidos até 280 pacientes ao dia e nessa época de festas, além dos casos de embriaguez e acidentes, o fluxo de visitantes na cidade aumenta e a demanda nos atendimentos também cresce”, explica a chefe de enfermagem do PAM, Zilda Aparecida Gabriel.
Nas terças, quartas e quintas-feiras das duas últimas semanas ficaram fechados os postos de Saúde Takashi Enokibara (Postão), dos bairros São Manoel, Santa Clara, Jardim Brasilândia e dos distritos de Jamaica e Jaciporã, por isso os atendimentos ficaram centralizados no PAM.
Os atendimentos de embriaguez e acidentes de veículos, a maioria de motos, segundo Zilda Gabriel, teve aumento de 10% nos últimos dias. Os postos de Saúde na cidade voltam a funcionar normalmente hoje, sexta-feira.