A Secretaria Municipal de Esportes vai realizar torneios de bétia em diversos bairros da cidade. A primeira experiência do projeto de recreação será a partir das 8h30 deste domingo, 19, no campo de futebol do Jardim Brasilândia.
Crianças e adolescentes, de 10 aos 17 anos, de todos os bairros, estão convidados a jogar. No dia do evento, os participantes serão divididos em três grupos, com classificação feita por faixa etária. Haverá premiação de medalhas para os primeiros colocados.
Segundo o secretário de Esportes de Dracena, José Carlos Barbosa, o projeto busca incentivar crianças à vivência de atividades recreativas que fizeram parte de um passado não muito distante. “Queremos somar o esporte à recreação, resgatando brincadeiras que, com as novas gerações, têm ficado perdidas no tempo”, conta.
Ainda de acordo com o secretário, caso a experiência funcione, estas “turnês” recreativas serão realizadas em outros bairros, com a inserção de outras atividades.
Entre os apoiadores do evento estão o vereador Luiz Coelho e a líder do bairro Jardim Brasilândia, Xuxa, entre outros parceiros.
BÉTIA – O jogo de rua é antigo, divertido e agrada tanto crianças como adultos, mesmo com toda a modernidade que conta com jogos eletrônicos. Também conhecida em algumas partes do País por Béts, Betcha, Taco, entre outros nomes, já foi febre entre muitas gerações de crianças que se reuniam após as aulas para brincar na rua ou praça perto de casa, envolvendo-se em brincadeiras como corda, bolinha de gude, pião, cabo de guerra, queimada, esconde-esconde, elefante colorido, cabra-cega, entre outras.
Acredita-se que a bétia tenha surgido como uma versão bastante simplificada do jogo inglês cricket, (uma espécie de avô do beisebol), esporte oficial e muito popular na Inglaterra. Para alguns, o nome do jogo é uma homenagem à rainha Elizabeth, para outros, deriva do termo bet (“aposta”, em inglês), pois havia a prática de se apostar dinheiro em partidas de cricket. Outra versão considera que o nome surgiu da palavra bat (“Bastão”, em inglês).
É provável que esse jogo tenha chegado ao Brasil trazido pelos ingleses que trabalhavam na exploração de madeira, principalmente no norte do Paraná na empresa Companhia Melhoramentos, empresa Britânica. (Com informações da revista digital EFDeportes.com)