O ano de 2013 foi de desafios e muito trabalho para a nova administração municipal e na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, não foi diferente. Na última semana a secretária Francisca Delfino divulgou um balanço das atividades desenvolvidas pela pasta no primeiro ano da administração “Adamantina Para Todos”.

A secretária destacou os vários setores que receberam atenção durante o ano, com destaque para a inauguração do Centro de Convivência da Juventude e para o aparelhamento do Conselho Tutelar de Adamantina, que recebeu um automóvel, aparelhos de informática (cinco computadores e impressora), refrigerador e bebedouro.
“O CCJ é um espaço amplo e apropriado, equipado para a juventude e o nosso serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, permitindo que nossos adolescentes se identifiquem com um espaço preparado para eles e possibilitando assim a dinamização de nosso trabalho social”, revela a Francisca que também comemorou a aprovação do projeto para a construção de um Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Estas e outras ações, de acordo com a secretária garantiram o fortalecimento e estruturação da rede municipal de assistência social. Ela lembra que a missão da pasta é lutar pela efetivação dos direitos, trabalhando a Política de Assistência Social em consonância com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, sempre em busca da eficiência na execução de serviços, programas e projetos.
“Nós buscamos nesse primeiro ano estruturar o município para atender a população carente e vulnerável, de forma muito mais abrangente e eficaz. Esse trabalho já tem reflexos positivos e é notado claramente”, revela.
Francisca ressalta também a preocupação do prefeito Ivo Santos com os programas CAD Único com 2.829 famílias cadastradas, Bolsa Família (571 atendidos), Ação Jovem (19), Renda Cidadã Família (53) e Renda Cidadã Idoso (10).
QUALIFICAÇÃO TÉCNICA – Durante o ano, as equipes da Secretaria, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Projeto ASA participaram de diversas capacitações técnicas, trabalho destacado por Francisca. “A secretaria possui uma equipe qualificada e preparada. Destaco o engajamento dos funcionários e agradeço também a iniciativa privada, por ter atendido muito dos nossos pedidos visando o auxílio aos mais carentes.
Entre as principais capacitações de equipe técnica, o relatório destaca: Capacitação para ONGS e Combate a Extrema Pobreza; Aprimoramento Gestão do programa de Transferência de Renda, Gestão dos CRAS; Capacitação sobre o SCFV -Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Âmbito do sistema único de assistência social; Capacitação SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativos; Capacitação do PMAS; Teleconferência Contribuições técnicas para elaboração do Plano de Acompanhamento Famílias; Projeto “Alimentação Saudável”.
CONSELHOS MUNICIPAIS – A reativação e criação de conselhos municipais é outra importante conquista da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em 2013. Instrumentos de participação popular, os conselhos municipais são formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil e contribuem para a definição dos planos de ação e das políticas públicas.
No primeiro ano da atual administração o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) foi reativado e o Conselho Municipal da Pessoa Deficiente (CMPD) foi criado. Além disso, foram promovidas reuniões periódicas do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea) e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA).
EVENTOS – Em 2013, aSecretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. O evento regional, realizado no Campus II da FAI, recebeu grande público e foi marcado pela criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Outro evento promovido foi a IX Conferencia Municipal da Assistência Social, cujo tema abordado foi “A gestão e financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”, sendo que o objetivo da conferencia foi analisar, propor e deliberar com base na avaliação e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada federado.
Ainda em 2013, a equipe da Secretaria participou de diversos eventos, entre eles: Conferência Nacional da Assistência Social; Reunião Lúdica dos direitos da criança e do adolescente; Exposição da Feira do Verde; Ação do Dia Internacional da Mulher; Campanha voltada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Campanha de combate ao consumo e tráfico de drogas nas escolas; Campanha Dia Nacional do Idoso; Participação na Teleconferência do Programa Promover Vida.
Foram realizadas outras 16 atividades, entre palestras, confraternizações, comemorações, festividades e visitas a outras cidades. “O balanço de 2013 é de evolução na área social, mas a meta é de crescimento no ano que vem”, finalizou a secretária.