A assessoria de imprensa da Prefeitura de Dracena confirmou ontem, 13, o bloqueio de mais um repasse, no valor de R$ 771.460,69 do Fundo de Participação de Município (FPM). Totalizando mais de R$ 3,9 milhões em bloqueios de um dos mais importantes repasses na esfera federal.
O bloqueio na primeira parcela de repasse do FPM pela União, ocorreu no dia 10, sexta-feira. A assessoria diz que a situação está controlada e que provavelmente esse possa ser o último bloqueio.
No início de dezembro, o prefeito José Antônio Pedretti havia informado que apesar da má notícia, o funcionalismo municipal não seria afetado e todas as providências estavam sendo tomadas para não afetar os funcionários e fornecedores.
Ainda no final do ano, logo após o primeiro bloqueio, o chefe do Executivo tomou conhecimento da questão dos cortes e solicitou aos secretários que diminuíssem os gastos com as ações das pastas buscando um equilíbrio das contas e fazendo apenas o que realmente é necessário.
ENTENDA O CASO – O município foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) a devolver valores referentes à perda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios ocorrida em 2010, quando sofreu uma diminuição populacional de cerca de dois mil habitantes, segundo o IBGE.