Cristiano Ronaldo rompeu a hegemonia de quatro temporadas de Lionel Messi e voltou a conquistar a Bola de Ouro, prêmio de melhor jogador do mundo oferecido pela Fifa e pela revista France Football. O português, no entanto, terá que enfrentar um tabu mais complicado em 2014: nunca o jogador que chegou à Copa do Mundo com status de vencedor da Bola de Ouro conseguiu ser campeão.
Os casos mais recentes mostram um histórico vasto de frustrações que envolveram os premiados. Até 2009, a Bola de Ouro era entregue apenas pela France Football ao melhor do futebol europeu, antes de ser unificada ao prêmio da Fifa. O último vencedor em ano pré-Copa foi o próprio Lionel Messi, de quem muito se esperava em relação ao time da Argentina que foi à África do Sul em 2010.
A atuação de Messi na Copa daquele ano, entretanto, não foi de acordo com as expectativas, e o time comandado por Diego Armando Maradona acabou eliminado nas quartas de final após perder para a Alemanha por um histórico 4 a 0.
Quatro anos antes, em terras germânicas, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho chegar como o melhor jogador da temporada anterior, parte do “quarteto mágico” da seleção brasileira ao lado de Kaká, Ronaldo e Adriano. Ronaldinho fez uma Copa apagada e nada pôde fazer para evitar a eliminação brasileira nas quartas de final para a França, com o famoso gol de Henry e o show de Zidane.
Em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, era o inglês Michael Owen o então detentor da Bola de Ouro e, mais uma vez, o destino reservou uma eliminação nas quartas de final. A Inglaterra perdeu de virada para o Brasil por 2 a 1, em partida marcada por um golaço de falta de Ronaldinho Gaúcho.
O caso mais traumático para o futebol brasileiro aconteceu em 1998, quando o atacante Ronaldo, então jogador da Inter de Milão, era não apenas o vencedor da última Bola de Ouro, como também dos dois últimos prêmios de melhor do mundo da Fifa.
O Fenômeno fez uma boa Copa do Mundo, mas acabou tendo o sonho do penta adiado por mais quatro anos após sofrer uma convulsão na concentração para a final do Mundial e ter uma atuação discreta no jogo contra a França, perdido pelo Brasil por 3 a 0, a maior derrota da seleção brasileira na história das Copas em termos de placar.
A Itália também sofreu com a “maldição” da Bola de Ouro. Em 1994, nos Estados Unidos, era um certo Roberto Baggio o melhor jogador do mundo tanto pela France Football, quanto pela Fifa, cada uma com sua premiação. O atacante ficou marcado por isolar a última cobrança da disputa de pênaltis que deu o tetracampeonato mundial ao Brasil na grande final.
Na Copa de 1990, disputada na Itália, o então detentor da Bola de Ouro era o holandês Marco van Basten, que havia vencido o prêmio nas duas últimas temporadas e ainda voltaria a conquista-lo em 1992. A Holanda se classificou para as oitavas de final apenas como um dos melhores terceiros colocados e acabou eliminada no primeiro mata-mata para a Alemanha.
A lista de jogadores que faturaram a Bola de Ouro da France Football e não conquistaram a Copa do Mundo no ano seguinte ainda tem nomes como o francês Michel Platini, em 1986, o alemão Rummenigge, em 1982, o dinamarquês Allan Simonsen, em 1978, o holandês Johan Cruijff, em 1974, o italiano Gianni Rivera, em 1970, o português Eusébio, em 1966, o argentino naturalizado italiano Omar Sívori, em 1962, e o argentino Di Stéfano, em 1958, Copa vencida pelo Brasil. O prêmio foi criado em 1956.
Confira a lista dos vencedores da Bola de Ouro em anos pré-Copa do Mundo
1957: Di Stéfano (Real Madrid) – argentino, jogava pela seleção da Espanha
Campeão mundial em 1958: Brasil
1961: Omar Sívori (Juventus de Turim) – argentino, jogava pela seleção da Itália
Campeão mundial em 1962: Brasil
1965: Eusébio (Benfica) – jogava pela seleção de Portugal
Campeão mundial em 1966: Inglaterra
1969: Gianni Rivera (Milan) – Itália
Campeão mundial em 1970: Brasil
1973: Johan Cruijff (Barcelona) – Holanda
Campeão mundial em 1974: Alemanha
1977: Allan Simonsen (Borussia Mönchengladbach) – Dinamarca
Campeão mundial em 1978: Argentina
1981: Karl-Heinz Rummenigge (Bayern de Munique) – Alemanha
Campeão mundial em 1982: Itália
1985: Michel Platini (Juventus de Turim) – França
Campeão mundial em 1986: Argentina
1989: Marco van Basten (Milan) – Holanda
Campeão mundial em 1990: Alemanha
1993: Roberto Baggio (Juventus de Turim) – Itália
Campeão mundial em 1994: Brasil
1997: Ronaldo (Inter de Milão) – Brasil
Campeão mundial em 1998: França
2001: Michael Owen (Liverpool) – Inglaterra
Campeão mundial em 2002: Brasil
2005: Ronaldinho Gaúcho (Barcelona) – Brasil
Campeão mundial em 2006: Itália
2009: Lionel Messi (Barcelona) – Argentina
Campeão mundial em 2010: Espanha