Ademilson, Luis Fabiano e Osvaldo. O ataque do São Paulo para a estreia no Paulista neste domingo, 19, às 17h, contra o Bragantino, se resume a eles. As saídas de Aloísio (Shandong Luneng-CHN), Silvinho (Ponte Preta) e Welliton (Spartak Moscou-RUS) não foram repostas e enfraqueceram ainda mais o setor que menos funcionou em 2013.
O São Paulo teve na temporada passada seu pior desempenho ofensivo desde a virada do século. Foram 109 gols marcados em 83 jogos. Média de 1,31 por partida. Até então, o pior ataque do clube do Morumbi nos anos 2000 havia sido o de 2009, que fez 1,52 gol por jogo.
A ineficiência dos homens de frente, no entanto, não foi suficiente para fazer com que a diretoria gastasse com o setor. Investir mais de R$ 12 milhões no chileno Vargas (ex-Grêmio) foi desconsiderado. O negócio com Rafael Sóbis (Fluminense) não evoluiu.
Para piorar, o clube não conseguiu fazer frente a uma proposta chinesa por Aloísio e nem convenceu o Spartak a prorrogar o empréstimo de Welliton. Silvinho foi liberado porque estava fora dos planos de Muricy Ramalho. “Estou tendo paciência. Para trazer jogador mais ou menos, melhor não. Sei até onde vai minha paciência. Tenho que entender. Não existe dinheiro”, disse o técnico.
O São Paulo planeja trazer mais dois atacantes antes Copa do Mundo, em junho e julho. Mas, a princípio, nada de nomes badalados ou caros. Serão reforços só para ampliar um pouco o elenco. A esperança é que Luis Fabiano, 33, volte a ser o centroavante goleador que se tornou ídolo da torcida. No ano passado, ele enfrentou muitos problemas físicos, entrou em atrito com torcedores e chegou a ir para o banco.
O centroavante fez treinos particulares nas férias para tentar recuperar a forma. Enquanto os reforços não chegam, alguns jogadores podem ser improvisados para suprir a carência do time. O lateral esquerdo uruguaio Álvaro Pereira, contratado da Inter de Milão, pode atuar como ponta esquerda. Outro que deve ser avançado é o volante Wellington.
Único reforço apresentado até agora para o ano novo, o lateral direito Luís Ricardo, contratado da Portuguesa, está confirmado para o jogo.
FICHA TÉCNICA: Bragantino: Rafael Defendi; Yago, Guilherme e Alexandre; Robertinho, Matheus, Gustavo, Rogerinho e Léo Jaime; Cesinha e Lincom. Técnico: Marcelo Veiga. São Paulo: Rogério Ceni; Luís Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denílson, Wellington, Maicon e Ganso; Luis Fabiano e Ademilson. Técnico: Muricy Ramalho Estádio: Nabi Abi Chedid, às 17h, em Bragança Paulista. Árbitro: Cássio Luiz Zancopé.