A vistoria que a Secretaria Municipal de Obras e representantes das destilarias de álcool das cidades da região, realizaram nas estradas rurais de Dracena, sexta-feira, 25, levantou como um dos problemas, o tráfego de caminhões de cana com peso acima do que suportam as pontes rurais.
O secretário de Obras e Assuntos Viários, Aparecido Celestino informou que várias estradas rurais foram percorridas, entre elas, as de acesso ao distrito de Jaciporã. “Como um dos maiores problemas, constatamos que a maioria das pontes não comporta o peso das carretas carrregadas com cana”, informou.
A solução conforme o secretário será reforçar as estruturas dessas pontes com longarinas. “Para instalar as longarias, as usinas fornecerão a madeira e a Prefeitura, a mão-de-obra, isso vai aumentar a segurança”, declara o secretário.
Os bancos de areia que se formam nas estradas devido o peso dos caminhões com cana e prejudicam a passagem de outros veículos é outro problema verificado pelo secretário e representantes das usinas. “Nesse caso, as usinas vão passar a molhar as estradas para diminuir a areia e causar o menor transtorno possível aos usuários”, reiterou Celestino.
Para amenizar as dificuldades na passagem dos moradores da zona rural em dias de chuva quando formam lamaçais, o secretário informou que está conversando com os donos de propriedades, pedindo a colaboração para construírem caixas de captação de água pluviais às margens das propriedades para escoar a água, evitando a formação da lama.