Diferente de 50% de outras cidades do estado de São Paulo que ainda não têm o equipamento, o Centro de Formação de Condutores de Dracena (CFC) já recebeu o Simulador de Direção Veicular que está se tornando obrigatório em todo o País.
O equipamento é parecido com um veículo e chegou a Dracena na quarta-feira da semana que passou. É importado e custou R$ 38 mil ao Centro de Formação.
Na região, além de Dracena, também já receberam nesta etapa o simulador, as cidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Lucélia.
Edson Andrêo, diretor do Centro de Formação de Condutores de Dracena disse que a aquisição do simulador foi custeada com recursos próprios sem qualquer ajuda do governo. Explicou que o simulador já será usado pelos alunos matriculados no CFC neste ano de 2014.
De acordo com Andrêo, os alunos matriculados no ano passado não entram no sistema novo do simulador.
Os matriculados neste ano, primeiro passarão pelo exame psicotécnico e o curso teórico para depois fazer as cinco aulas no simulador antes de realizar a parte prática nas ruas com os veículos do Centro de Formação.
Edson Andrêo participou de curso determinado pelo Detran, de treinamento e manuseio do equipamento. Ele afirmou que o simulador oferece uma noção muito boa de diversas situações do trânsito entre elas, como dirigir com chuva, neblina, entre outras ocasiões que o motorista enfrenta diariamente na direção do veículo.
O simulador será usado pelos alunos em cinco horas aulas de trinta minutos cada, num total de duas horas e meia com o custo provável em torno de R$ 300.
Dracena já recebeu o simulador, segundo Edson Andrêo porque se antecipou desde o final do ano passado quando o contrato da aquisição foi feito.