O diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou esta semana, que os municípios da região deverão ser contemplados mais uma vez com máquinas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Esta é a segunda, de três etapas do programa “Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais”, do Governo Federal, que contempla com máquinas do PAC 2, municípios do estado de São Paulo com até 50 mil habitantes.
O representante do Governo Federal na região e membro do Diretório Estadual do PT, João Grandão, explica que devido a esse critério de seleção de municípios, o número de cidades contempladas será menor que o da primeira etapa, em que 84 prefeituras receberam retroescavadeiras do MDA. Desta vez, a entrega será aos municípios que compõe a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista). Como Tupã, que tem população acima de 50 mil habitantes, a cidade será a única da Nova Alta Paulista que não receberá as máquinas.
João Grandão explica que a previsão é que a cerimônia de entrega ocorra no final de fevereiro. “Estamos batalhando e fizemos uma solicitação junto à Amnap para que possamos adiantar o evento da entrega das máquinas”, disse João Grandão. Não está definido qual cidade sediará o evento do Ministério.
De acordo com o programa, nestas duas últimas etapas, as prefeituras recebem motoniveladoras e caminhões caçamba.
Na primeira etapa, a cerimônia contou com a presença de 84 municípios, os quais foram beneficiados com retroescavadeiras. O evento ocorreu em agosto de 2013 no município de Adamantina.
PROGRAMA – O programa Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais prevê que 521 municípios paulistas recebam 1.385 máquinas do programa, totalizando um investimento de quase R$ 400 milhões.
A destinação de retroescavadeiras ou motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes.