A reunião do Comitê Gestor Inter-Regional de Atenção às Urgências composto por prefeitos e secretários de Saúde da região, estiveram reunidos na sexta-feira, 10, em Adamantina, para reunião preliminar que debateu a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na Nova Alta Paulista.
Participaram da reunião os prefeitos de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato; Parapuã, Samir Pernomian; Lucélia, Osvaldo Saldanha; Mariápolis, Ismael Calori; Flórida Paulista, Maxsicley Grison; Pacaembu, Maciel Corpa e de Adamantina, Ivo Santos, além de assessores e secretários de Saúde.
A principal questão debatida entre os representantes presentes foi o custo que o serviço trará aos municípios, uma vez que houve um acordo entre os municípios, desde o início, para que os gastos necessários com a implantação da Unidade fossem divididos igualmente entre eles.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Adamantina, cada município terá que desembolsar R$ 1,07 por habitante.
Na próxima sexta-feira, 17, haverá outra reunião com o Comitê, em Adamantina, mas desta vez com o departamento jurídico de todas as cidades para debater e interpretar todas as portarias da implantação do Samu e tirar todas as dúvidas que ainda restam, para evitar que município arque com custos elevados.
Após a reunião, o próximo passo será promover um encontro com técnicos do Ministério da Saúde.