O brasileiro Sandro Meira Ricci foi o escolhido pela Fifa para apitar na Copa do Mundo-2014. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 15, após uma reunião do comitê de árbitros da entidade em Zurique, na Suíça. Os assistentes escolhidos foram Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse.
O trio apitou a final do Mundial de Clubes da Fifa, realizada no último dia 21, quando o Bayern de Munique sagrou-se campeão ao vencer o Raja Casablanca.
Ricci já processou o atacante Neymar, do Barcelona, depois do jogador ter feito insinuações em uma rede social de que o árbitro teria prejudicado sua ex-equipe, o Santos, em uma partida, em agosto de 2010. Neymar foi condenado pela Justiça a pagar R$ 15 mil.
Em 2010, Ricci marcou um pênalti em cima do ex-atacante Ronaldo durante um jogo entre Corinthians e Cruzeiro no Pacaembu. O lance gerou muita reclamação do time mineiro. Além do árbitro e assistentes brasileiros, a Fifa definiu mais 24 trios de arbitragem e oito duplas de apoio, representando 44 países diferentes, para a Copa do Mundo.
De acordo com a entidade, foi implementado um programa abrangente para garantir que os árbitros da competição estejam em excelentes condições até o dia 12 de junho. O grupo selecionado irá participar de três seminários: fevereiro, março/abril e o último, dez dias antes do pontapé inicial da Copa.
“Os árbitros selecionados para a Copa do Mundo no Brasil foram escolhidos principalmente com base em suas personalidades e habilidades de compreensão do futebol, no sentido de analisar o jogo e as abordagens táticas dos times relativamente a cada jogo”, disse a Fifa.