A Copa São Paulo de Futebol Júnior, organizada pela Federação Paulista de Futebol, começou na noite de ontem, 3. A “Copinha”, como também é chamada, conta com 103 equipes do futebol sub-20 brasileiro e uma do Japão, por motivos de patrocínio. Maior torneio de base do país, a Copinha de 2014 vai ser disputada até o dia 25 de janeiro, em 26 cidades-sede, uma para cada grupo.
Na fase de grupos, o turno é único e classifica-se apenas o primeiro colocado de cada um. Vencedor em 2010, o São Paulo estreiou ontem, às 21h (de Brasília), contra o time japonês Kashiwa Reysol, na Arena Barueri. Considerada uma das melhores gerações de todos os tempos do clube paulista, o Sub-17 do Tricolor foi campeão da Copa do Brasil no ano passado. Até o fechamento desta edição, o jogo não havia terminado.
O técnico da equipe principal, Muricy Ramalho, já avisou que três garotos serão promovidos ao elenco profissional, mas ainda não revelou quais são. Goleador pela Seleção Brasileira no Mundial também da categoria Sub-17, Gabriel Boschilia é uma das esperanças do comandante Menta na luta pelo título. Sérgio Baresi, campeão da Copinha em 2010, está coordenando um projeto na China, vinculado ao São Paulo e não estará à frente do Sub-20.
O Grupo W é composto ainda por Auto Esporte-PB e Barueri, que também jogam na próxima sexta-feira. A chave do Vasco (Audax, JV Lideral e União Suzando) e a chave do Flamengo (Aquidauanense, Noroeste e Santo André) fecham os duelos do primeiro dia da 45ª edição da Copa São Paulo.
Além do Tricolor Paulista, o Internacional, campeão do Brasileiro Sub-20 de 2013 e o Santos, atual vencedor da Copinha, entram na disputa como os favoritos. No ano de seu centenário, o Palmeiras, vice no Brasileirão, busca um título inédito e também vem forte.