Com a presença confirmada dos grandes clubes entre os 104 participantes, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta-feira. O primeiro dia terá seis jogos, entre eles as estreias de Flamengo, Vasco da Gama e do São Paulo.
O tricolor paulista foi alvo de uma polêmica antes do torneio começar. Um racha entre os clubes começou no segundo semestre deste ano. Irritados com um suposto aliciamento do São Paulo a jogadores das categorias de base de clubes rivais, times como Corinthians, Palmeiras, Santos, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Vitória, entre outros, ameaçaram não disputar o torneio caso o clube tricolor permanecesse inscrito.
A briga só acabou quando o São Paulo se comprometeu junto à Federação Paulista a não retirar jogadores menores de 16 anos das bases dos clubes rivais. O clube oficializou a promessa em carta enviada à entidade.
O rival do São Paulo na estreia, na Arena Barueri, é o Kashiwa Reysol, único clube estrangeiro nesta edição do torneio. A participação dos japoneses foi um pedido do patrocinador do torneio, a multinacional Hitachi, que fechou acordo com a Federação Paulista para ter o naming-rights da competição.
Os valores do contrato não foram divulgados pela entidade. O Kashiwa Reysol é patrocinado desde a sua criação, na década de 90, pela empresa japonesa.
Atual campeão, o Santos está no grupo V e estreia no dia 5 de janeiro, contra o Alecrim-RN, na Vila Belmiro. Na mesma data, o Corinthians encara o Tuna Luso, em Limeira.
A atual edição da Copa São Paulo terá 26 sedes. A final do torneio acontece no dia 25 de janeiro, data de aniversário da capital paulista, no estádio Pacaembu.