No período de férias de verão, a procura por pacotes de viagens se intensifica. Após um ano de muito trabalho, muitos se preocupam em garantir a distração da família com a chegada do feriado de Carnaval. Neste momento, a procura por pacotes para os dias de folia aumenta significativamente. 

De acordo com Francisco Caldas, proprietário da Xik Tour Viagens e Turismo, os destinos mais procurados costumam ser as praias do litoral brasileiro. Cidades como Salvador e Porto Seguro, são um dos lugares que mais despertam o interesse dos foliões.
Outra grande preferência nessa época, é a procura por cruzeiros marítimos. As embarcações passam por cidades como Bahia e Rio de Janeiro e chamam atenção com seu sistema ‘all inclused’ com direito ao abadá de blocos carnavalescos nas respectivas cidades. Segundo Francisco, neste ano a procura pelos cruzeiros aumentou em 40% com relação ao mesmo período do ano passado.
Pacotes para as praias do Nordeste e Santa Catarina também crescem no período de folia. Luciano Gerlin da Silva, proprietário da agência de viagens Luciano Turismo, alerta os viajantes para que não deixem de adquirir esses pacotes de última hora, porque irão acabar pagando mais caro devido à valorização do pacote aéreo conforme aproximação da data desejada. “Uma boa opção são os pacotes rodoviários que disponibilizam várias alternativas de viagem com um preço convidativo”, ressalta Luciano.
Existe também uma procura expressiva por brasileiros que preferem passar o feriado do Carnaval em outros países. Destinos como Buenos Aires, Punta Cana e Cancún são escolhidos por aqueles que querem deixar a folia de lado e aproveitar o feriado prolongado para relaxar.
Os valores dos pacotes costumam variar dependendo da cidade e do hotel em que o visitante pretende estar.
As agências de turismo salientam que mesmo com a grande procura, ainda dá tempo de adquirir pacotes de viagens para o Carnaval 2014.
ECONOMIA – O Carnaval é o responsável pela segunda maior receita do ano para as agências de viagens, movimentado R$ 5,5 bilhões neste ano, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). “São seis milhões de viagens realizadas por turistas brasileiros e internacionais no período da folia”, afirma Edmar Bull, vice-presidente da Abav.