A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levou 1,1 milhão de alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a atividades culturais, como museus, teatros e galerias ao longo de 2013. Nas regiões de Marília e Presidente Prudente, foram 72 mil visitas culturais. Agora, período de férias escolares, os estudantes podem indicar aos amigos e familiares os lugares visitados com os professores e levar o repertório cultural adquirido na escola para toda a família.
O projeto é chamado Cultura é Currículo e é realizado com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão da Secretaria. Para levar gratuitamente as crianças, jovens e adultos a pinacotecas, exposições de arte e espetáculos de dança, foram firmadas parceria com 165 instituições culturais de todo o Estado, sendo 10 delas nas regiões de Marília e Presidente Prudente, como o Museu Histórico Municipal de Álvares Machado, o Parque Estadual do Morro do Diabo, entre outros.
Os espaços ofereceram entrada gratuita aos alunos da rede estadual e durante o período de férias escolares estarão abertos e darão descontos aos estudantes.
“Ao promover acesso a esta diversidade de bens culturais, oferecemos aos alunos não apenas uma nova forma de aprender conteúdos importantes, mas, sobretudo, propiciamos uma experiência transformadora, que amplia as referências e o olhar sobre o mundo”, afirma Claudia Rosenberg Arantangy, diretora de Projetos Especiais da FDE.
Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.