Estava prevista, para ontem, as eleições de renovação da diretoria do sindicato dos funcionários municipais. Infelizmente, o processo se iniciou da maneira que só agrada àqueles que são contra o andamento democrático. Houve confusão, necessidade de intervenção de forças policiais e consequente atraso no início da votação. Espera-se que a coerência tenha retornado e que tudo tenha terminado da melhor maneira.
Processo de blindagem
Correligionários locais dos secretários Edson Aparecido (Casa Civil), Rodrigo Garcia (Desenvolvimento) e José Aníbal (Energia) só faltaram estourar os rojões remanescentes dos festejos de fim de ano. Tudo porque o governador Geraldo Alckmin decidiu mantê-los à frente de seus cargos. Os três são investigados sobre denúncias de formação de cartel e pagamento de propinas. Por outro lado, nas hostes petistas da terrinha, ainda não há notícia de que algum companheiro já tenha mandado sua contribuição para o pagamento da dívida do ex-deputado José Genoino.
Novos milionários
Embora tivesse prometido para ontem, o governo federal não havia noticiado, pelo menos até 17 horas, o reajuste dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A previsão é que seja um aumento de 5,7%, correspondente ao INPC de 2013. Assim, quem ganha R$ 1 mil, tem um estrondoso reajuste de R$ 57.
Saiu a lista
Desde ontem à tarde, os 322,7 mil professores que participaram do concurso de preenchimento de vagas na rede estadual de ensino de São Paulo, começaram a consultar, via internet, sua classificação na prova. Para ter acesso ao resultado individual, o candidato precisa informar o CPF. As provas foram aplicadas dia 17 de novembro e houve um recorde de inscritos.
Semana que vem
Os participantes do processo seletivo concorrem a 59 mil vagas, em todo o estado. A secretaria da Educação promete divulgar, nos próximos dias, a lista final, depois de efetuada a necessária análise dos recursos e das avaliações de títulos. A convocação dos aprovados será publicada no Diário Oficial do estado.
Tá respondido
Desde os últimos dias de 2013, o brasileiro tem 3 perguntas na ponta da língua: Por que está tão quente? Quando o calor vai terminar? Por que tem chovido pouco? O desconforto vivido está associado a um mesmo fenômeno meteorológico: um bloqueio na circulação atmosférica que tem impedindo que o ar polar chegue com mais força ao Brasil para “temperar” o ar naturalmente quente desta época e amenizar o calor.
A falência do futebol
Consta que a final da Copa da Amnap vai, finalmente, acontecer. A efetivação do confronto entre os excelsos times de Lucélia e de Rinópolis está programada para o estádio de Osvaldo Cruz, mas com portões fechados ao público. Só imprensa e cartolas poderão acompanhar a histórica decisão. Joseph Blatter, presidente da Fifa, já avisou que não poderá comparecer. Nem José Maria Marin, jurássico mandatário da CBF.
Alguém surpreso?
Levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos em 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os escolheram. A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Os estados que registraram maior número de cassados foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13) e Mato Grosso (10).

andreo@portalregional.net.br