COMO FICA O NOVO IPI DOS CARROS
VEÍCULOS | IMPOSTO ORIGINAL | IMPOSTO EM 2013 | DE JAN A JUN/2014 | A PARTIR DE JUL/2014 |
Até 1.0 | 7% | 2% | 3% | 7% |
De 1.0 a 2.0 flex | 11% | 7% | 9% | 11% |
De 1.0 a 2.0 gas | 13% | 8% | 10% | 13% |
Utilitários | 8% | 2% | 3% | 8% |
Utilitários de carga | 8% | 2% | 3% | 4% |
Caminhões | 5% | zero | zero | zero |
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) volta a subir gradualmente para suas alíquotas originais a partir desta quarta-feira (1º).
O reajuste não será integral, mas parcelado em duas vezes ao longo do ano. Começa agora em janeiro e terá um novo aumento em julho.
Enquanto durarem os estoques nas concessionárias, os carros podem ser vendidos sem aumento.
O governo tem dado descontos em impostos de carros, eletrodomésticos, móveis e outros produtos para estimular o consumo e evitar demissões.
Por várias vezes havia anunciado o aumento dos impostos, mas na última hora decidiu adiar o retorno dos valores originais, para manter o benefício.
Agora a decisão que a alíquota de carros populares flex (até 1.0) passa nesta quarta de 2% para 3%. O valor original é 7%. Em 1º de julho, está previsto que o imposto volte para sua porcentagem total: 7%.
Veículos entre 1.0 e 2.0 flex (movidos a gasolina e álcool) passam de 7% para 9% agora. Voltam ao imposto original, de 11%, a partir de 1º de julho.
Na mesma faixa de 1.0 a 2.0, mas exclusivamente movidos a gasolina, os carros passam de 8% para 10% agora. Em julho, voltam aos 13% originais.
Com relação aos utilitários (esportivos ou de carga), a alíquota do IPI passa para 3% agora. Em julho, os utilitários esportivos voltam ao seu original, de 8%. Os de carga vão ficar ainda com 4%, metade de seu imposto original (de 8%).
Os caminhões vão continuar isentos, com taxa zero de IPI (o imposto original é de 5%). (Com informações da UOL).