Neste mês de janeiro, a sede do Sindicato Rural de Dracena será espaço de formação para quatro cursos abordando jardinagem, tratores agrícolas, processamento artesanal de frutas e equideocultura. A realização das atividades é uma parceria entre Sindicato Rural de Dracena e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.
De 20 a 23 de janeiro, das 8h às 17h, o curso ‘Jardineiro – implantação do jardim’, será ministrado pelo engenheiro agrônomo André de Moraes Costa, da cidade de Assis. Os interessados em se inscrever devem ter mais de 16 anos. Os participantes receberão certificado com carga horária de 32 horas. O objetivo do curso é buscar o aperfeiçoamento da mão de obra local, aplicando técnicas adequadas para a implantação e manutenção de jardim.
Também no dia 20 de janeiro começa o curso ‘Operação e manutenção de tratores agrícolas’, ministrado por Adalberte Stivari, de Dracena. O trator agrícola é formado por vários componentes, com funções específicas de transformação e transferência de energia para sua locomoção e movimentação das máquinas e implementos nele acoplados. Por isto, a manutenção do conjunto de operações realizadas é necessária para sua conservação de forma a mantê-lo em boas condições de uso. As atividades serão realizadas sempre das 8h às 17h e o curso irá até 24 de janeiro. Os participantes devem ter mais de 18 anos; ao final, todos receberão certificado de 40 horas.
O curso ‘Processamento artesanal das frutas’, por sua vez, ocorre de 20 a 22 de janeiro, das 8h às 17h. Para se inscrever é preciso ter mais de 16 anos. Ao final, os participantes receberão certificado com carga horária de 24 horas. Quem ministra esta atividade é Sacramenta Gimenez, da cidade de Rinópolis. Serão apresentados princípios básicos de higienização dos produtos, acondicionamento, armazenamento, e outras técnicas, como transformar frutas em compotas, frutas cristalizadas, desidratadas e sucos por meio de técnicas artesanais para consumo familiar.
Por fim, o curso ‘Equideocultura – rédeas’ será realizado de 27 a 31 de janeiro, das 8h às 17h. Os inscritos devem ter mais de 18 anos e após o término das atividades receberão certificado com carga horária de 40 horas. O ministrante será Hamilton Bezerra, de Cachoeira Paulista. A equideocultura abrange a criação de asininos (asnos, burros, jumentos) e de seus híbridos com o cavalo: o bardoto (cavalo com jumenta) e a mula (jumento com égua).
VEM AÍ – Em março, começa curso de ‘Olericultura Orgânica’, que deve ter duração de oito meses. A Olericultura Orgânica é a produção de alimentos de origem vegetal sem a utilização de agroquímicos, ou outros agentes que contaminem o homem e a natureza. Mais informações podem ser obtidas pelo (18) 3822-6622.