Há vários dias, o sol forte acompanhado de poucas nuvens vem predominando em Dracena e região. Em razão disso, a incidência de radiação ultravioleta vem atingindo índices extremos, quando chegou ontem, 20, ao nível 11 em uma escala de 15, índice classificado como alarmante pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O índice extremo ocorre quando a temperatura atinge o pico mais alto do dia, por volta das 12h às 14 horas.

Especialistas explicam que quando o dia está mais limpo, os raios passam diretamente pela atmosfera e atingem a superfície, fazendo com que os valores de UVA e UVB sejam maiores.
A previsão para hoje, 21, é de sol forte na cidade, com temperatura máxima de 34°C. De acordo com o Inpe, há possibilidades de pancadas de chuva.
Quem pretende se divertir na piscina precisa tomar medidas de proteção da pele, para evitar problemas como queimação, manchas e até o câncer, em longo prazo. Para se prevenir da radiação, é necessário usar protetor solar diariamente, não pegar sol entre as 10h às 16h, colocar um protetor solar com fator de proteção acima de 30, principalmente em pessoas com pele clara e crianças.
A radiação extrema permanecerá para os próximos dias, podendo chegar ao nível 14, segundo o Inpe. A probabilidade de chuva aumenta a partir de amanhã, 22, e deverá se estender até o final de semana, podendo ocorrer trovoadas a qualquer hora do dia.
É classificado como índice baixo de radiação registros abaixo de 2; moderados aqueles entre 3 a 5; alto para 6 e 7; muito alto entre 8 e 10 e extremo a partir de 11.
O Índice Ultravioleta é calculado a partir da concentração de ozônio, posição geográfica, altitude da cidade, hora do dia, estação do ano, condições atmosféricas e tipo de superfície. (Com informações do Inpe).