David Becker/Getty Images/AFP
O veículo movido por célula de combustível não polui a atmosfera, uma vez que o produto da geração de energia, através da fusão de hidrogênio com oxigênio, é água
LAS VEGAS, Estados Unidos, 07 Jan 2014 (AFP) – O grupo japonês Toyota anunciou, nesta segunda-feira (6), que lançará em 2015, nos Estados Unidos, o “carro do futuro”, movido a hidrogênio e com emissão zero de carbono.
O vice-presidente de vendas da Toyota, Bob Carter, afirmou que o mercado inicial para este automóvel será a Califórnia, onde ocorrerão ações paralelas para estabelecer uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio.
O automóvel de quatro lugares, chamado de FCV (fuel cell vehicle), tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos, informou a Toyota, durante entrevista coletiva, antes da abertura do Salão Internacional de Eletrônica (CES), em Las Vegas.
Esta técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água.
Em termos de infraestrutura, a Toyota e as autoridades californianas planejam criar 20 novos postos de abastecimento de hidrogênio no prazo de um ano, que se somarão aos 10 já existentes no Estado norte-americano.
O objetivo a longo prazo é estabelecer cerca de 100 postos, de forma que o proprietário do “carro do futuro” tenha um ponto de abastecimento a menos de seis minutos de sua casa.
A Toyota já havia apresentado o protótipo do carro no ano passado, no Salão do Automóvel de Tóquio.