Esta semana, a assessora de marketing da Unifadra, Rosi Pando, se reuniu com os prefeitos Luiz Carlos Molina, de Nova Guataporanga, e Manoel Pereira dos Santos, de São João do Pau D´Alho, para tratar da ampliação nas relações entre a instituição educacional e a população destes municípios, através do Programa Escola da Família. 

Desde 2003, milhares de universitários têm sido beneficiados pelo programa em todo o país, atuando nos espaços escolares como educadores universitários. Para que mais pessoas possam participar, a faculdade Unifadra Dracena, mantida pela Fundec, disponibilizou para Nova Guataporanga e São João do Pau D’ Alho vagas em diversos cursos superiores.
Nova Guataporanga já está entre as cidades credenciadas junto ao Governo do Estado no Escola da Família; as atividades ocorrem nos finais de semana na E.E. Jacinto Pernas Gomato.
As escolas municipais de outras cidades também podem participar do Escola da Família através de convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, abrindo as portas das instituições nos fins de semana para a comunidade. Os interessados devem procurar as Prefeituras Municipais.
ESCOLA DA FAMÍLIA – No Programa, as unidades de ensino públicas estaduais abrem seus espaços para a comunidade aos finais de semana, para realizar atividades organizadas em torno de quatro eixos: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda.  Sob a tutela de educadores, são os “educadores universitários” que desenvolvem atividades nestas unidades de ensino e, para isto, recebem bolsas de estudo em instituições de ensino superior.
O Escola da Família possibilita que as comunidades sejam beneficiadas num amplo espaço para o exercício da cidadania, o que fortalece a educação e as políticas públicas dos municípios.