Faltando poucos dias para o início das aulas, a temporada é marcada pela preocupação dos pais na procura por uniformes escolares. Em algumas lojas de confecções, o aumento na procura é de até 70% maior em relação aos outros meses do ano.

De acordo com o proprietário da loja Planet Uniformes de Tupi Paulista, Alexandre Donizete da Silva, em janeiro a movimentação já é intensa, porém, é no mês de fevereiro que as vendas aumentam ainda mais. Segundo ele, houve um avanço de 20% no preço do tecido que terá que ser repassado aos consumidores.

Donizete diz que a média é de dois uniformes por aluno. Após as férias de julho, o movimento retorna em aproximadamente 20%, devido alguns pais optarem por comprar apenas uma peça no início do ano e a outra com a chegada do segundo semestre. Alguns pais costumam adquirir os uniformes em pouca quantidade, já que no próximo ano pode haver a transferência dos filhos para outra unidade escolar, e os uniformes adquiridos não serão mais utilizados.

Sônia Casarin Pereira, gerente da loja Visset Confecções, de Dracena, a grande procura pelos uniformes escolares costumam se estender até meados do mês de abril. Ela avisa que houve um repasse mínimo do valor para o cliente devido o aumento nos preços da malha e das tintas. Sônia afirma que o acréscimo nas peças foi de aproximadamente 10%. A camiseta da escola municipal, por exemplo, passou de R$ 17 para R$ 19.

As empresas informaram que não foi necessária a contratação de mais funcionários para atender a demanda das vendas, devido à grande produção durante todo o mês de dezembro para atender todos os pedidos.