Até o último ano, os pais ou responsáveis que trabalham e deixavam seus filhos nas EMEIs não podiam contar com o serviço durante o mês de janeiro, devido ao fechamento das creches por conta do período de férias. Em 2014, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, criou o Projeto Férias, medida que irá atender a alunos de 0 a 3 anos de idade das creches municipais, colaborando com pais que necessitam trabalhar neste mês e não têm onde deixar seus filhos.
Desde ontem, 6, as crianças que precisam ficar nas escolas em tempo integral contam o plantão de quatro creches municipais. São elas, Cantiga de Ninar (bairro Emílio Zanatta); Lar Infantil (Jardim Brasilândia); Nana Nenê (Jardim das Palmeiras) e Apmiad (centro). O projeto irá permanecer até o dia 31 de janeiro. Após a data, as EMEIs voltarão a funcionar normalmente.
De acordo com o secretário de Educação de Dracena, José Roberto Zarzur, foi feita uma reunião com os pais dos alunos de todas as creches, para que pudessem se inteirar sobre o assunto. Também houve um levantamento da quantidade dos filhos dos pais que trabalham. A partir disso, os pais puderam optar por escolher uma destas quatro creches na região mais próxima de suas residências para levar os filhos.
Para se ter uma idéia, a EMEI Cantiga de Ninar, além das 95 crianças que pertencem à própria instituição, em janeiro, contará com 30 crianças da escola Pintando o Sete (Jardim Alvorada), duas da Gente Miúda (Jardim Jussara) e duas do Balão Mágico (Jardim Santa Clara).
Para esta adaptação, Zarzur também informou que o quadro de funcionários teve que ser alterado e foi feito um processo seletivo para a contratação de aproximadamente 70 funcionários, devido ao período de férias dos professores efetivos da rede.