Após uma longa indefinição e diversas reviravoltas, a região da Nova Alta Paulista enfim conheceu o campeão da Copa Amnap. No domingo, 12, no estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz, o Lucélia Futebol Clube comemorou o tricampeonato da competição.
O título veio de forma inusitada com um W.O na final. A equipe de Rinópolis adversária na decisão não compareceu e acabou derrotada por 2 a 0. A ausência foi justificada pelo fato da partida ser realizada com os portões fechados, após uma determinação da Lirdap (Liga Regional Desportiva da Alta Paulista) que suspeitava de um confronto entre torcedores.
Por não contar com sua torcida, os rinopolenses se negaram a jogar. Sem a presença do rival, Lucélia foi considerada campeã pela terceira vez. Os outros títulos foram conquistados em 2006 e 2010. Pela maneira como a competição foi encerrada, além dos problemas de adequação e interdição dos estádios na região, o presidente da Liga, Ricardo Rived Garcia, confirmou que a Copa está suspensa.
“Depois de todos os acontecimentos e principalmente pelo fato das praças esportivas da região estarem interditadas, resolvemos suspender a competição por tempo indeterminado. Não temos condições de organizar um campeonato, marcar uma partida em determinado local sabendo que o Ministério Público e outras autoridades vão interditar o lugar. Por hora, a competição está suspensa e não há uma previsão de retorno”, afirmou à reportagem.
De acordo com Garcia, a suspensão da Copa Amnap de futebol não afetará os outros eventos organizados pela Lirdap. Desta forma, a 4ª Copa Amnap de Futsal está mantida para acontecer no primeiro semestre. Além disso, a Liga deve promover pela primeira vez a Copa de Futebol Society.