Desde dezembro de 2013, todas as praças esportivas municipais de Adamantina estão fechadas por determinação do MP (Ministério Público). A situação impede que a Secretaria de Esportes utilize os espaços ou ceda para usos terceiros.
Dentre os locais fechados está o principal ginásio de esportes do município, o Ginásio Paulo Camargo e o Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo.
De acordo com o documento assinado pelo MP, é “totalmente descabida a realização de qualquer atividade naquelas localidades”, diz o texto. Os locais deverão permanecer fechados até que se cumpra o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que foi assinado entre Prefeitura de Adamantina e MP.
O motivo para tal impedimento é por questões de acessibilidade e segurança, que os locais não oferecem à população. Tais procedimentos já são cobrados, porém, não foram feitos nos últimos anos. “Não houve adequação nos últimos anos para leis já existentes, mas que agora são cobradas com mais rigor”, disse a secretária municipal de Esportes, Marlene Ribeiro Esteves.
Ela explica que a colocação de luzes de emergência e sinalização já foi feita e as demais adequações estão em andamento. Algumas praças já foram liberadas para uso, são elas Campo do Marroco, quadra do Projeto Asa e Jardim Adamantina.
A expectativa é que até o início das aulas, em fevereiro, as obras de reforma e ajustes exigidos pela lei sejam cumpridos, para que os locais sejam liberados para uso.
Enquanto a situação não é regularizada, os treinos de futsal, futebol médio e futebol de campo serão realizados nos locais que estão aptos e de acordo com a lei.