Desde a 0 hora de hoje, 16, as tarifas do transporte intermunicipal rodoviário de passageiros foram reajustadas. Nas linhas suburbanas, o reajuste foi de 7,24% e nas linhas rodoviárias o aumento é de 6,54%.
Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o último reajuste ocorreu em novembro de 2012 (6,85% para ambas as linhas) e a inflação no período considerado para o cálculo acumulou 9,08% (IPC-A). Os novos valores valem somente para as linhas intermunicipais do estado de São Paulo.
O cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre agosto de 2012 e dezembro de 2013. Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria reajustados em cerca de 8% e o custo do óleo diesel que subiu 15%.
Em 2013, 271 veículos zero quilômetro passaram a integrar a frota do Sistema de Transporte Intermunicipal. Ao todo, são 631 linhas rodoviárias e 431 suburbanas.
Para aqueles utilizam esse meio de transporte e viajam esporadicamente, o aumento não será sentindo ‘tanto’ no bolso. No entanto, os passageiros que viajam com frequência sofrerão um pouco a mais com a nova medida.
A reportagem entrou em contato com o escritório do Expresso Adamantina, em Dracena que salientou que a informação sobre o reajuste foi fixada em cartaz colado no vidro dos guichês, desde o início da semana passada. (Confira o novo valor das passagens na tabela).
Já para a empresa Expresso de Prata, que faz as linhas rodoviárias, o novo valor também já está em vigor.
Segundo a agenciadora, Andréia Rodrigues, para os destinos mais procurados como Dracena a Bauru, o bilhete que era comprado até então por R$ 64,95 passa a ser R$ 69,20; para Dracena a São Paulo, o valor de R$ 129,15 agora é encontrado por R$ 137,60.
SUBURBANO X RODOVIÁRIO – O Serviço Regular Rodoviário apresenta, entre outras características, a operação entre terminais rodoviários ou agências de venda de passagens, utilização de veículos com poltronas individuais numeradas, bagageiro externo e proíbe o transporte de passageiros em pé. Proporciona viagens, em geral expressas, com número reduzido de paradas.
O Serviço Regular Suburbano apresenta, entre outras características, a cobrança de passagens no interior do veículo, paradas efetuadas em pontos e abrigos dispostos ao longo do trajeto, utiliza veículos tipo ônibus urbano convencional com portas independentes para embarque e desembarque, assentos não numerados, sendo permitido o transporte de passageiros em pé, até a capacidade estabelecida para o veículo. Utiliza vias em regiões com densidades demográficas significativas, com alta renovação de passageiros ao longo do percurso e que, devido às frequentes paradas, proporciona viagens com velocidade média inferior àquelas realizadas no serviço rodoviário.
Desde o dia 23 de janeiro, idosos a partir de 60 anos têm garantidos dois assentos gratuitos nos ônibus intermunicipais rodoviários.