O Corpo de Bombeiros de Dracena começou a vistoriar na tarde de ontem, 6, os hidrantes instalados nas áreas públicas de Dracena.
Segundo o comandante interino do posto de bombeiros local, sargento Dias, a preocupação é quanto à eficácia dos equipamentos na hora das ocorrências de incêndio na área central da cidade.
A equipe do Jornal Regional foi convidada a participar da inspeção de um hidrante ‘Barbará’ instalado na avenida Presidente Roosevelt (defronte a loja Moda Point). Logo que chegamos ao local, um veículo estava estacionado defronte ao hidrante, o que é considerado proibido por lei e também de uma rampa de acesso a deficientes físicos.
O motorista somente não foi multado, porque rapidamente percebeu a presença da equipe de bombeiros e retirou o veículo do local.
Dias pontua que a limpeza realizada periodicamente pela equipe de bombeiros é de suma importância para em caso de emergência. “A maioria dos hidrantes são instalados na área central, em virtude dos inúmeros estabelecimentos comerciais. A inspeção serve para fazer a manutenção e verificar se existe alguma avaria ou vazamento de água e também ficamos atentos com o volume e pressão d’ água, além de realizar procedimentos como verificar a vazão, observando vários itens de conservação deste equipamento”, explica o sargento que também esta fazendo o levantamento da quantidade exata de hidrantes nos municípios.
O hidrante vistoriado na tarde de ontem, foi instalado em 2008, e segundo o sargento, até hoje, nunca foi necessário usá-lo. Em relação à vistoria do equipamento, Dias avaliou como excelente a saída d’ água.
“O hidrante é responsável por ajudar em casos de incêndio, e também no reabastecimento de água nas viaturas. Quando isso ocorre conectamos o mangote da viatura diretamente no hidrante”, enfatiza Dias.
A questão de estacionarem próximo aos equipamentos é uma das principais preocupações dos bombeiros, pois pode dificultar ou até mesmo impedir o combate a incêndios.  Na avenida Presidente Roosevelt, por exemplo, há faixa amarela na guia da calçada, alertando o motorista sobre não estacionar no local.
De acordo com Dias, a inspeção deverá continuar ainda nos próximos dias, nos 27 hidrantes instalados em Dracena, sendo dois deles do modelo Barbará e os demais, subterrâneo. Os municípios vizinhos, também terão os hidrantes vistoriados em breve.