Começa amanhã, 28, os festejos de Carnaval na região. Em Lucélia e Adamantina, onde o Carnaval acontecerá na rua, diversos fatores podem ocasionar acidentes elétricos. Para evitar que isso aconteça, alguns cuidados devem ser tomados pelos foliões e também por quem organiza o evento. 

A Caiuá, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica nas duas cidades, lançou uma nota informativa esta semana. A orientação é que haja cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximo à rede elétrica.
Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, o risco é grande e qualquer descuido pode ser fatal. “Os fios se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Mas no Carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte num grave acidente”, orientou o gerente regional da Caiuá, José Carlos do Nascimento.
Outro cuidado importante é ao soltar fogos de artificio próximo a fiação elétrica, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. Além dos fogos, os foliões devem se atentar a utilização da serpentina de papel alumínio ou metalizada que se jogado por cima dos fios, também pode ocasionar problemas. É preciso, ainda, muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.
Segundo a assessoria de imprensa da Caiuá, haverá um esquema especial de atendimento para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o Carnaval. Já foram realizados serviços de manutenção preventiva e inspeção das redes.
A partir de amanhã, 28, em casos de interrupções de energia serão priorizados os: “atendimentos em clubes onde ocorrem bailes carnavalescos, emissoras de rádio, televisão, jornais, provedores de internet e veículos de comunicação em geral, além de hospitais”, finalizou a assessoria de imprensa.