A Caiuá, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 24 municípios da alta paulista e alta sorocabana, passará a ser controlada pelo grupo Energisa S.A.
O anúncio veio após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar a transferência do controle acionário das distribuidoras da Rede Energia para a Energisa. Esta será a etapa final do processo que culminará o retorno, a normalidade na gestão das empresas controladas pelo Grupo Energia.
Em nota, a Caiuá explica que a mudança não irá alterar a rotina de trabalho atual dos colaboradores das empresas Caiuá, Vale Parapanema, Força e Luz do Oeste, Nacional e Bragantina.
A transferência do controle das distribuidoras sob intervenção federal para a Energisa está prevista para ocorrer até o dia 15 de abril. Passados 60 dias, os interventores terão que entregar o relatório final da intervenção a agência.
De acordo com a nota enviada, a partir do dia 15 de abril, as empresas passam a ser administradas pelos novos controladores, ou seja, assumem a nova gestão com Conselho da Administração, o Conselho Fiscal e Diretores indicados pela Energisa. Até lá, o trabalho dos colaboradores e a prestação de serviços de distribuição de energia nas empresas, seguem o fluxo normal.
INTERVENÇÃO JUDICIAL – A intervenção federal nas empresas da Rede Energia, teve início no dia 31 de agosto de 2012, e o ato da Aneel desta semana, marca que a intervenção deve estar concluída até esta data.
A Aneel havia decretado a intervenção nas distribuidoras do grupo Rede por considerar que o endividamento das empresas colocava em risco a prestação adequada dos serviços de distribuição de eletricidade. Os principais objetivos da medida foram a defesa do interesse público, a preservação do serviço adequado aos consumidores e a gestão dos negócios das concessionárias.
GRUPO ENERGISA S.A. – O grupo tem 108 anos de existência e teve sua origem na Companhia Força e Luz Cataguazes – Leopoldina.
A Companhia controla cinco distribuidoras no Brasil – Energisa Sergipe (SE); Energisa Paraíba e Energisa Borborema (PB); Energisa Minas Gerais (MG) e Energisa Nova Friburgo (RJ) – em uma área de 91.180 km², prestando serviços a 2,5 milhões de consumidores e a uma população de 6,7 milhões de habitantes, em 352 municípios, o que representa atendimento a 3,5 % da população brasileira e a 10,4% do Nordeste.
Além destas, a Energisa também controla outras empresas prestadoras de serviços e geradoras de energia elétrica.