Dracena possui hoje 40 áreas verdes e praticamente a mesma quantidade de praças. “Essa condição mantém a cidade nos parâmetros estabelecidos de arborização por habitante e auxilia na pontuação no programa Município Verde-Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, informa do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho.
Em tempos de altas temperaturas como neste verão, com médias registradas de 38 graus, a arborização se torna a principal aliada dos moradores. “Sem dúvida, esse número de áreas verdes e proteção ambiental (APPs), associado às árvores em todas as praças e em canteiros centrais de várias avenidas, contribuem de forma significativa para amenizar a sensação térmica neste calor elevado”, explica Antenor.
Nos entornos das APPs, normalmente existem as áreas verdes, que de acordo com o secretário, exercem um papel fundamental, de reforço à proteção das nascentes. “Servem com uma barreira para que as nascentes não sejam degradadas, nem poluídas”.
Mas em APPs e áreas verdes nas imediações, por lei, não se pode interferir. “Os processos de preservação nesse ambiente devem ser de forma natural”, informa a engenheira ambiental e diretora do meio ambiente da Secretaria, Flávia de Paula Assis Campos.
LOTEAMENTOS – A grande quantidade de áreas arborizadas na zona urbana de Dracena tem uma explicação. Para compensar o crescente número de loteamentos, ficou estabelecido por legislação municipal que o plantio de árvores deve constar no projeto de implantação do loteamento.
“É obrigatório reservar um espaço para arborização, há loteamentos que além da área verde, possui APP”, esclarece o secretário. Fazem parte desses projetos, espaços arborizados no bairro Palmeiras, nas ruas Argentina, Jequitibás, Bolívia, no residencial Vitória Régia e loteamento Frei Moacir, entre outros.
Antenor aponta outro aliado para que a cidade se mantenha com o índice de arborização aprovado pelas instituições ambientais.
Os canteiros centrais das avenidas Washington Luiz, Alcides Chacon Couto, José Bonifácio (na vila Barros) e nas avenidas Rui Barbosa e Vitória e rua Castro Alves, entre diversos, são arborizados. “O que contribui para a qualidade de vida da população”, analisa o secretário.
MUNICÍPIO VERDE-AZUL – “Cabe à Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazer a manutenção e fiscalizar as áreas verdes e praças”, esclarece Antenor.
No ano passado, entre 587 municípios inscritos, Dracena ficou em 38º lugar no estado, com 84 pontos, no Programa Verde-Azul.
Com essa classificação, o município está recebendo do Governo do Estado, um caminhão compactador, uma pá-carregadeira, uma trituradeira e um barracão de 300 metros quadrados. “Os documentos para receber esses maquinários e estão sendo providenciados”, reiterou Antenor.
REVITALIZAÇAO – Para melhorar o paisagismo na cidade, o secretário anuncia um novo projeto que começará ser executado em breve. “A Secretaria está elaborando um programa de revitalização da arborização na cidade, as árvores que apresentam problemas, serão substituídas, há ainda um estudo de plantar mudas frutíferas nas margens das estradas vicinais”, reforça.