Em reunião na tarde da última quinta-feira, 20, na sala de reuniões do gabinete municipal, a Comissão de Acompanhamento de Execução Orçamentária, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Adamantina (Emda), centrou suas discussões nos atrasos nas diversas obras sob a responsabilidade da empresa pública.
O encontro contou com a presença do secretário municipal de Obras e responsável pela Tutela Administrativa instituída legalmente pela administração municipal, Antonio Tiveron Neto, dos membros Rosemary Mantovani e Alcio Ikeda, além dos representantes da Emda, Reinaldo Turra (presidente) e Paulo Purificação, e dos secretários de Gabinete, Alfredo Peixoto Martins, e de Assuntos Jurídicos, Maria Cristina Dias, assessores da comissão.
Durante a reunião, foram debatidos os entraves enfrentados pela empresa municipal que é responsável pela execução de grande número de obras e serviços públicos. Além da necessidade de assessoria jurídica para auxiliar nos processos, os representantes da Emda confirmaram a necessidade de maior organização da empresa para torná-la superavitária e, assim, proporcionar maior agilidade na execução das obras.
E foi, exatamente, a demora na conclusão dos prazos o principal alvo das apreciações por parte da Comissão, que pediu maior empenho e planejamento técnico e eficaz na execução do plano de desenvolvimento da Empresa.
A Emda foi apontada na reunião como considerada importante aliada da administração para promover maior agilidade em obras e serviços, em sintonia com as necessidades do Poder Executivo e da população.
Entre as obras executadas pela empresa municipal estão: ampliação do Centro de Saúde, com 75% do cronograma concluído; ampliação do PAS I (rua 9 de Julho), com 53% das obras executadas; ampliação do PAS II, com 20% do cronograma; construção de muro e mureta com alambrado na Creche do Jardim Bela Vista, 100% concluída; ampliação do ESF do Jardim Adamantina e construção do ESF do Jardim Brasil, com serviços a serem iniciados.
A expectativa dos representantes da Emda é de que todas as obras tenham maior agilidade nos próximos meses com a contratação de novas equipes de profissionais. Além de atuarem em obras públicas, os empregados contratados pela Emda também prestam serviços na limpeza pública, em creches municipais e na área da saúde pública.