A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, tendo como seu comandante o capitão-de-corveta Marcelo da Silva Sibelino, realizou no dia 13 deste mês, a sétima etapa do projeto “Marinha, uma Força de todos!”, que teve início em fevereiro do ano passado, com a participação de toda sua tripulação e apoio da Soamar (Sociedade Amigos da Marinha). Desta vez, o grupo organizado que teve o privilégio de participar do projeto, com 35 pessoas, foi o Colégio Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches Professora, de Presidente Epitácio.

Inicialmente, o grupo foi recebido pelo comandante e sua tripulação, participando de várias atividades no interior daquela Organização Militar.
Continuaram a visitação no interior da Delegacia Fluvial, com informações e explicações das atividades desenvolvidas. Depois, assistiram a um vídeo institucional, participaram de uma oficina de confecção de nós e voltas, fizeram um pequeno lanche e pousaram para a foto oficial da visita, marcando assim o encerramento da participação daquele grupo, neste dia.
O projeto tem o propósito de abrir as portas da Delegacia Fluvial ao público externo, buscando a aproximação de jovens, adolescentes e todos os segmentos da sociedade à Marinha do Brasil. Ela também busca resgatar e/ou sedimentar nos cidadãos brasileiros os valores de patriotismo e civismo, bem como, despertar o interesse nos assuntos e atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, com a participação de todos, sempre pela manhã, a partir das 7h40h, em uma das tradições navais, como a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, com o canto do Hino Nacional.
O projeto tem por objetivo estreitar os laços da instituição Marinha do Brasil com a sociedade local, preservar valores da tradição naval, da história brasileira e divulgação da mentalidade marítima à sociedade.
A participação no projeto ocorre em grupos, de no máximo 30 pessoas, começando com a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, a bordo da Delegacia Fluvial, na qual o pavilhão será içado por uma das pessoas daquele grupo. Para um melhor entendimento dos participantes, no decorrer do cerimonial será explicado cada movimento realizado. Em seguida, o grupo será convidado a conhecer as instalações da Organização Militar, com a participação em atividades educativas, tais como: aulas de Marinharia, termos navais, informações de como ingressar na Marinha e a apresentação de um vídeo institucional de alguns minutos.
E, finalizando a participação daquele grupo no Projeto, o comandante da Delegacia, por deferência, fará o cerimonial de despedida, como preconizado nas normas e tradições navais, em agradecimento a visita.
SERVIÇO – Para maiores informações e agendamento para participação de grupos organizados, os interessados podem entrar em contato com a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio através dos telefones (18) 3281-3093 ou (18) 3281-3175, ramal 222 (falar com a tenente Katia Sodeyama) ou ainda pelos e-mails: faleconosco@dlprep.mar.mil.br e secom@dlprep.mar.mil.br.