O aposentado Luiz Patrocínio Dalarme, 65 anos, comemora a colheita de abóboras gigantes em sua propriedade rural no distrito de Jamaica. Há cerca de três meses, o morador semeou sementes de abóbora, porém, não acompanhou a plantação e ao perceber os frutos já estavam maduros e pesando aproximadamente 20 quilos.
Há pouco mais de dois anos, Dalarme costuma passar os finais de semana com sua esposa, filhos e netos, no sítio, e tem como hobby a plantação de frutas e legumes, como quiabo, banana, mandioca e café. O aposentado disse não saber o porquê do crescimento, está surpreso com o tamanho das abóboras e pretende continuar o cultivo do produto. Segundo ele, os frutos serão doados para entidades do município.
O aproveitamento da abóbora pode ocorrer de diversas formas, uma vez que é um alimento bastante versátil, podendo ser utilizado em pratos doces ou salgados.
Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo.
CULTURA – De acordo com o diretor técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) – regional Dracena, Luis Alberto Pelozo, a variedade específica é difícil de afirmar, esta abóbora é de fecundação cruzada sendo comum o aparecimento de híbridos com essas características.
O diretor informa que o grande crescimento da abóbora é muito comum principalmente com variedades destinadas ao preparo de doces. O tamanho é em virtude de características genéticas e da fertilidade do solo. O fruto não suporta baixas temperaturas. O plantio e a colheita costumam ser realizados nos meses mais quentes do ano.
Pelozo ainda ressalta que o fruto pode ser ingerido normalmente. Porém existe exceções feitas a algumas abóboras que são plantadas exclusivamente para exposição, e podem chegar até 250 kg ou mais. Essas não possuem qualidades organolépticas adequadas, servindo apenas como curiosidade para exibições.
O tamanho da abóbora comum depende da variedade e do destino de preparo, se é para doce ou para o preparo de prato salgado. O peso normal pode variar de 150 gramas a 100 kg dependendo da finalidade que se queira explorar.