Caso vinguem as previsões da meteorologia, a estiagem mais uma vez castigará esta microrregião, entre hoje e o sábado. Enquanto as temperaturas tendem a oscilar entre 36º e 38º, as chuvas podem cair em conta-gotas (12 milímetros entre hoje e terça-feira da semana que vem). Assim, aumentam, de forma generalizada, as preocupações dos pequenos agricultores e dos pecuaristas.
Temor justificado
O dono de uma propriedade, situada no município, analisa que a forte onda de calor e o tempo seco vão prejudicar o desenvolvimento das lavouras de café e de cana-de-açúcar. No vizinho Paraná, as comemorações com a excelente safra da soja já deram lugar ao medo de que o calor e a estiagem provoquem perdas de 30% na colheita, principalmente no setor norte do estado.
Reflexos na política
Em plena campanha para se reeleger ao governo do estado, o tucano Geraldo Alckmin, além de promover novenas para São José, também acena com descontos para os contribuintes da Sabesp que economizarem água. Ele está ciente de que um racionamento pode desgastar sua imagem e servir de argumento para os candidatos da oposição.
Em todas as frentes
Na expectativa de que tenha de sofrer as pressões dos petistas (representados por Alexandre Padilha, novo poste de Lula) e dos peemedebistas (capitaneados pelo narigudo e onipresente Paulo Skaf), Alckmin não descarta cancelar o reajuste anual do preço do pedágio. A cobrança da tarifa nas estradas concedidas já lhe trouxe dores de cabeça, na eleição passada.
Pessimismo em números
Esta folha está consultando seus leitores sobre a conclusão, no prazo prometido, das obras de remodelação da rodovia Comandante Ribeiro de Barros, entre Adamantina e Tupi Paulista. Usuários do trecho expressam enorme ceticismo com a data-limite (meados de agosto). Apenas 12,73% acreditam na efetivação plena dos trabalhos. A grande maioria (63,64%) não bota fé nas promessas feitas pelos executores do serviço.
Lamentável rotina
Segundo o portal UOL, alguns professores temporários da rede estadual de ensino paulista já tiveram o nome incluído em cadastros de inadimplentes porque os salários atrasaram. Os docentes alegam que, todo início de contrato, é preciso fazer malabarismo para manter as contas em dia. “Em 2012, as aulas começaram em fevereiro e eu recebi só em junho”, afirmou uma docente
“Seu” Toninho
Sábado, a comunidade perdeu um de seus mais respeitados moradores. Faleceu o comerciante João Antonio Toniolo que, durante várias décadas, integrou a linha de frente de um tradicional estabelecimento da praça Arthur Pagnozzi. Assim, de forma abrupta, ficamos privados de sua alegria e de sua maneira extremamente gentil de atender a todos, sempre com um sorriso sincero. Aos familiares, sinceras condolências.
Se a moda pega…
Ontem, um torcedor do São Paulo radicalizou. Após a derrota para o arquirrival Palmeiras, ele declarou: – Será que os 100 corintianos que invadiram o CT não poderiam dar uma chegadinha ao Morumbi e dar um pequeno susto no Luís Fabiano, no Ganso, no Maicon e no Cristiano Osvaldo? Faturam uma nota e não estão jogando nada!
andreo@portalregional.net.br