Todo início de ano, na primeira semana de volta às aulas, os alunos veteranos de grande parte das faculdades recepcionam os novatos com brincadeiras, os chamados ‘Trotes Universitários’, que tem por objetivo promover maior interação entre as turmas.
Em Adamantina, para os cursos que têm aulas no período diurno das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), a brincadeira começou cedo, as 7h30 de ontem, 3.
De acordo com o aluno do 2º ano do curso de medicina veterinária, Sérgio Valadão, somente 29 calouros foram às aulas hoje. Nenhum escapou dos trotes que começaram na parte externa do campus II da FAI e terminaram no centro da cidade.
A maior concentração ocorreu no semáforo do cruzamento da avenida Santo Antônio, com a Rio Branco. Enquanto os carros esperavam o sinal abrir, os calouros que estavam sujos, com as roupas rasgadas e sem sapatos nos pés, tinham que pedir dinheiro para os motoristas.
O dinheiro arrecadado será para promover uma confraternização entre as turmas. “É importante, por que com este momento de descontração, todos se divertem e isso ajuda os alunos novos a fazer amizade com os veteranos”, disse a estudante de veterinária do 2º ano, Tatiana.
A turma conta que ainda irá continuar com os trotes no decorrer da semana.
FACULDADE – A direção da FAI é contra os Trotes Universitários. Como já vem acontecendo há alguns anos, uma equipe de seguranças fica posicionada dentro dos campi para impedir a ação no interior da unidade.
Em nota, a direção da faculdade informou que não é favorável a qualquer ação vexatória ou violenta contra os estudantes e que por isso impõe punição. “A faculdade incentiva o trote solidário, a recepção amigável e a doação para entidades sociais. Foi feito um trabalho de comunicação com os alunos conscientizando para o trote solidário. A segurança vai permanecer no campus II para evitar qualquer ação violenta”, informou.