UOL Carros publica as primeiras imagens do Ka Sedan (ou, como a Ford prefere chamá-lo, Ka Concept 4-Portas). O protótipo foi apresentado nesta segunda-feira (3) em um evento em São Paulo (SP) e, simultaneamente, em Nova Déli, na Índia.

O projeto é brasileiro, mas o modelo é global. Ele será fabricado em Camaçari, na Bahia, juntamente com a configuração hatchback. O Ka Sedan brasileiro é mais alongado que sua versão asiática, ganhando volume no porta-malas — “exigência” do cliente brasileiro deste segmento.

 A meta inicial do novo Ka é abastecer mercados de grande volume no segmento compacto — caso do Brasil e de países da Ásia e do Pacífico. Na Índia, o modelo será vendido como a nova geração do Figo, que nada mais era que nosso Fiesta Rocam. Em outras palavras, no Brasil o novo Ka mata dois carros de uma vez: “Kazinho” e “Fiestinha” — como UOL Carros já havia publicado.

Steven Armstrong, presidente da Ford para América do Sul, ressaltou na apresentação do protótipo que este dará origem a um “veículo de alta qualidade, segurança e eficiência, feito pelo time de engenheira e design da Ford do Brasil”. O chefão da marca lembrou inclusive que a promessa de ter 100% de modelos globais na gama local da marca foi cumprida um ano antes do previsto (era 2015). 

O KA VISTO DE PERTO
A unidade apresentada nesta segunda em São Paulo (e que você vê nas fotos) não é um carro real. Trata-se de um mocape, uma escultura com partes ainda inacabadas (no caso, o interior é inexistente). No entanto, os traços externos do futuro carro de produção estão bastante claros. O estilo Kinetic 2.0 da Ford se faz presente na dianteira, que é quase idêntica à do conceito do hatch. A frente com grade em grande destaque lembra outros modelos da marca, como New Fiesta, EcoSport e Fusion. A traseira parece ter inspiração extra-muros. Ainda que um esboço gráfico apresentado aos jornalistas em São Paulo indicasse parentesco com o New Fiesta Sedan, há um claro aceno a rivais, como o Chevrolet Prisma (mesmo o antigo) e Renault Logan (o novo). Volkswagen Voyage e Fiat Siena são outros desafios ao carro da Ford.O novo Ka hatch chega em abril, e o três-volumes, possivelmente ainda no primeiro semestre (antes da Copa do Mundo). A gama vai trazer inovações, como sistema Applink de conectividade e, claro, o inédito motor 3-cilindros, ainda tratado como segredo quanto a seus detalhes.  Mais informações em instantes.