A procura por profissionais com formação técnica tem aumentado a cada dia. Os jovens que estão terminando os estudos têm se preocupado cada vez mais em garantir um bom lugar no mercado de trabalho. Com isso, as escolas técnicas possuem cursos que investem cada vez mais na formação do profissional com conhecimento teórico e prático.
A ETEC Professora Carmelina Barbosa ligada ao Centro Paula Souza oferece diversas opções de cursos para quem terminou o ensino médio. Entre os cursos modulares proporcionados estão açúcar e álcool, enfermagem, informática e neste ano foi iniciado o técnico em química. A partir do próximo semestre, a unidade conquista o curso de especialização de enfermagem do trabalho. O curso poderá ser realizado apenas para profissionais que possuem a formação de técnico em enfermagem.
No município de Santa Mercedes, a Escola possui as salas descentralizadas com cursos de química e administração.
De acordo com o diretor responsável da instituição, José Geraldo de Souza, já está previsto para iniciar até o início do ano que vem, mais uma sala descentralizada com o curso técnico em administração, na EE Alfredo Machado com parceria com o Vence, programa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública. O diretor ressalta que a nova sala irá beneficiar alunos que moram dentro da cidade de Dracena e não podem se deslocar até o prédio principal localizado à rodovia João Ribeiro de Barros.
No ano passado, a unidade foi contemplada com o curso de cuidador de idoso. O município foi o único a receber o curso em todo o Estado. Porém, segundo Geraldo, as vagas não foram preenchidas porque vários alunos aguardam pelo curso de técnico de enfermagem do trabalho que também está prestes a chegar à Escola.
MERCADO DE TRABALHO – Geraldo informa que o índice de empregabilidade está muito alto e mesmo com muitas turmas se formando a cada ano, existe uma grande falta de profissionais técnicos, devido ao trabalho feito em harmonia com o mercado de trabalho. Ele pontua que os alunos matriculados atualmente no curso de agropecuária já estão todos empregados. Sobre o recente curso de química cerca de 80% dos estudantes também já estão inseridos no mercado. “Fazemos um trabalho juntamente com as empresas parceiras do ramo para poder inserir esses alunos nas vagas de trabalho”, nota o diretor.
Geraldo garante que todos os alunos que se formarem na escola terão emprego, no entanto, ele avisa que o aluno deverá se esforçar e se destacar para se inserir no mercado de trabalho. “As empresas procuram estagiários cada vez mais cedo para contratação. No início do primeiro semestre a procura por alunos que estão se sobressaindo nas aulas é grande”, diz.
Cerca de 90% dos alunos saem empregados nas empresas parceiras que procuram a Escola. “Geralmente os jovens que não são inseridos no mercado, são alunos que não se identificaram com o curso, ou fizeram o curso para trabalhar por conta própria”, afirma o responsável.
Hoje a escola possui seis turmas durante o período diurno e cinco turmas no período noturno, totalizando aproximadamente 450 alunos. A unidade realiza a formação de 120 alunos por ano, que se deslocam de Dracena e região inclusive dos municípios do estado do Mato Grosso do Sul. Para ingressar nos cursos é preciso se inscrever nos processos seletivos (vestibulinho) que costumam acontecer nos meses de dezembro e junho.
A escola também trabalha com qualificação básica no período de férias. Hoje existem 150 alunos da Usina da Alta Paulista (Usalpa), que recentemente firmou convênio junto ao Governo do Estado sem quaisquer custos, para que a escola pudesse qualificar os colaboradores da empresa. Esses funcionários estão sendo capacitados nos cursos de mecanização agrícola, manutenção agrícola, informática e solda.
A ETEC Professora Carmelina Barbosa busca ouvir o mercado para desenvolver seus cursos, a fim de garantir que os profissionais formados se adequem às exigências da indústria, do comércio e do serviço público. A instituição está localizadoa à rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, quilômetro 653, no bairro das Antas. Mais informações pelo telefone (18) 3822-4448.