Caso vinguem as profecias de Maurício Lima Verde, vice-presidente da Federação de Agricultura do estado (Faesp), o paulista não vai ter dinheiro nem para comprar carne de pescoço. O verão – caracterizado pela forte estiagem e temperaturas elevadíssimas – arrasou com as pastagens e se refletiu no gado que não ganha peso suficiente na engorda. Por isso, a redução do rebanho provoca aumento nos preços. Os valores ainda não subiram porque existe um estoque regulador, justifica. Mas salienta que, no começo de março, a coisa vai mudar.
Efeito cascata
Com os pastos castigados, os produtores de leite estão sendo obrigados a utilizar ração artificial, de alto valor no mercado. Assim, sobem os preços do leite, da manteiga e afins. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) confirma a tendência.
Pagando pelo xixi
Foi sugerido, na sessão da câmara, que os moradores da cidade recolhessem uma taxa para utilizar os sanitários das praças Arthur Pagnozzi e da Matriz. O dinheiro arrecadado seria revertido para a conservação daquelas dependências. Em verdade, mais um gasto para o contribuinte que já amarga uma série de tarifas como IPTU, IPVA, IR, ISS e outros babados. Deixar os sanitários em condições decentes de uso é encargo da municipalidade. Ou não?
Máquina inchadíssima
Em Andradina, cidade que não chega aos 60 mil habitantes, tem eleitor bravo com o prefeito Jamil Ono (PT). É que o companheiro acaba de criar a 20ª secretaria municipal, pomposamente denominada Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, sob a batuta de Fernando Magno da Silva. Ono justificou que é preciso descentralizar os poderes do governo.
La nave va
O jurássico Edson Lobão, ministro de Minas e Energia, assegurou que os brasileiros podiam dormir tranquilos que não havia qualquer risco de ‘apagões’. Não demorou nada e várias regiões do país ficaram no escuro. Agora, é o governador tucano Geraldo Alckmin que garante a impossibilidade de racionamento de água no rico território bandeirante. Conclusão: já, já, várias cidades do estado racionarão o precioso líquido.
Ô, coitado!
A secretaria-geral da câmara federal informou que o deputado Eduardo Azeredo entregou sua carta de renúncia ao cargo. O tucano foi condenado por lavagem de dinheiro e peculato, no ‘mensalão’ mineiro. No documento, Azeredo afirmou que é inocente e que “no Superior Tribunal Federal só há condenação e ninguém é julgado devidamente”.
Queda de braço
Antes da Copa do Mundo de 1970, nos tempos da ditadura, o presidente Garrastazu Médici exigiu a convocação de Dadá Maravilha para a seleção brasileira, tricampeã no México. O técnico Zagallo e o auxiliar Parreira sucumbiram ao ditador de plantão. Passados 44 anos, o ministro de Esportes, Aldo Rebello (PC do B), pressiona em favor do palmeirense Allan Kardec. Será que o intrépido Felipão que já barrou Romário, vai afinar?
Amigo é pra essas coisas
O mundial de futebol começa na metade de junho, com a partida inaugural no Itaquerão. Só que o torcedor paulista poderá ver a seleção brasileira alguns dias antes, no Morumbi. Será no amistoso contra a Sérvia, dia 6 daquele mês. O acordo foi costurado entre Marco Polo Del Nero (candidato à presidência da CBF) e Carlos Miguel Aidar (postulante à presidência do São Paulo). São velhos conhecidos.

andreo@portalregional.net.br