O prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, participou, na manhã da última segunda-feira, 17, na sede do Cras, da entrega das carteiras do passe livre intermunicipal destinada aos idosos. O repasse do documento também contou com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Jô Silva, da coordenadora do Cras Vânia Virgínia Cano Manari e do vereador Paulo Sérgio Abreu.
De acordo com a orientadora social responsável pela emissão das carteiras, Pâmela Cristina de Oliveira da Silva, foi confeccionado um total 65 carteiras.
O documento é gratuito e atende à Lei Estadual 4.086, de 20 de setembro de 2011. Para obtê-lo é necessário ter: 60 anos completos ou mais; para deficientes não tem limite de idade; renda mensal bruta igual ou inferior a dois salários mínimos; residir no Mato Grosso do Sul e no município em que foi requerido o benefício.
Aqueles que se enquadrarem nos critérios, poderão procurar o Cras, munidos dos documentos pessoais como RG ou carteira de trabalho ou CNH, CPF, comprovante de residência (fatura de água, luz, etc.) e comprovante de renda (quando houver). Vale ressaltar que, o idoso não precisa ser aposentado, basta ter 60 anos e renda de até dois salários mínimos.
Para a emissão da carteira interestadual, além das exigências de idade e renda financeira, o interessado deve estar inserido no Cadastro Único (CAD Único) aprovado no mínimo há três meses.
“Este documento é um direito do idoso e com a carteira de passe livre poderão viajar para qualquer lugar do nosso Estado gratuitamente. Para mais informações sobre seus direitos procurem os profissionais do Cras”, recomenda o prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo.