A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 30, em audiência pública, a prestação de contas referentes ao 3º quadrimestre de 2013. Participaram da audiência o secretário de Saúde, Jorge Chihara, membros do Conselho Municipal de Saúde, representantes das associações de moradores, do sindicato dos servidores públicos, além dos vereadores Hélio José dos Santos, Diniz Parússulo Martins, Aguinaldo Galvão, Noriko Saito e Robertinho da Dengue.
De acordo com a prestação de contas, durante o ano de 2013 foram aplicados pela Prefeitura de Adamantina na área da saúde 24,16%, percentual acima dos 15% estabelecido pela legislação. O montante aplicado totalizou R$ 21.074.168,63. Deste, o município foi responsável por 59,9%, União 39,52% e o Estado 1,39%.
A Secretaria de Saúde destacou ainda o repasse de recursos feitos à Santa Casa de Misericórdia de Adamantina durante o ano, da ordem de R$ 8.835.789,25, o que inclui repasses do SUS e manutenção do Pronto Socorro e outros programas mantidos em parceria entre município e Santa Casa.
Na reunião, ainda foram debatidas propostas para melhorar o sistema de saúde do município, priorizando investimento em atenção básica, com investimentos em unidades de Saúde da Família, visando estender a ação a 100% da população. Foram debatidas ainda, durante a audiência, o equacionamento do problema do Samu, alternativas de gerenciamento da UPA, mutirões de procedimentos para atender demandas específicas, entre outros assuntos.